Conselho de instituições da rede tem nova diretoria-executiva

21. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

Tomaram posse nesta terça-feira, 19, para o mandato de 2013 os novos integrantes da diretoria-executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério da Educação, com a presença de parlamentares, servidores, reitores e representantes do sindicato.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, salientou a necessidade de expansão da qualificação profissional e tecnológica no país. Segundo ele, é uma demanda da população mais pobre, que tem emergido socialmente com a ajuda de programas sociais do governo federal. “O que essas pessoas querem? Estão com uma renda, estão com um padrão mínimo de vida, têm um emprego. Qual o passo seguinte? É educação, é a qualificação técnica profissional para poder melhorar de carreira, montar uma empresa, poder se desenvolver, tendo mais oportunidade na vida”, afirmou.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Caio Mário Bueno da Silva, tomou posse como presidente do Conif. Eleita em dezembro de 2012, a diretoria é composta ainda pelo reitor do Instituto Federal do Paraná, Irineu Mário Colombo, vice-presidente; pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira, diretor-administrativo, e pelo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Marcus Aurélius Stier Serpe, diretor financeiro.

Para este ano, o Conif tem como prioridade a consolidação da rede federal. De acordo com o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira, 440 câmpus da rede estão em funcionamento. “Estamos cumprindo um desafio histórico de expandir e consolidar, democratizando a educação”, disse.

Texto e foto da Assessoria de Comunicação do MEC

Tags: