IFSC implanta comitê de acompanhamento de grupos PET

22. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Reunião realizada na quarta (20) na Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) definiu a criação do Comitê Local de Acompanhamento (CLA) do Programa de Educação Tutorial (PET) dentro da instituição. Formado por representantes de alunos, tutores, coordenadores de cursos e de três pró-reitorias, o CLA tem como funções a organização, a articulação e a supervisão dos grupos PET no IFSC.

SONY DSCA comissão vai se reunir na Reitoria, em frequência a ser definida. “Acredito que em breve esta comissão irá se reunir para definir estas questões”, explica o coordenador de Cursos de Graduação do IFSC, Dorival Menegaz Nandi. A criação da CLA foi prevista em resolução do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Confira abaixo a composição prevista da CLA. Ainda pode haver mudança em alguns nomes.

Pró-reitoria de Ensino (titular, presidente da comissão) – Paulo Roberto Wollinger
Pró-reitoria de Ensino(suplente) – Dorival Menegaz Nandi

Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (titular) – Fabiana Besen
Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (suplente) – Douglas Paulesky Juliani

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (titular) – Tiago Semprebom
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (suplente) – Marcos Roberto Dobler Stroschein

Tutores dos PETs – Carla Arcoverde de Aguiar Neves (Design) e Raimundo Ricardo Matos da Cunha (Mecatrônica Industrial)

Coordenadores dos cursos que possuem PET – Raquel Oliveira Bugliani (Design de Produto) e Cynthia Beatriz Scheffer Dutra (Mecatrônica Industrial)

Bolsistas dos PETs (titular) – Paulo Sérgio Steil (Design)
Bolsistas dos PETs (suplente) – Pedro Soares de Paula (Mecatrônica)

O PET no IFSC

Atualmente, o IFSC possui dois grupos PET, ambos vinculados a cursos do Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica (Damm) do Campus Florianópolis. O PET Design, do curso superior de tecnologia em Design de Produto, foi criado em 2006 e tem nove alunos-bolsistas, coordenados pela professora Carla Arcoverde de Aguiar Neves. Já o PET Mecatrônica, do curso de Mecatrônica Industrial, foi criado em 2010, possui seis alunos-bolsistas e tem como tutor o professor Raimundo Ricardo Matos da Cunha.

Os grupos PET atuam com atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de oferecerem monitoria para disciplinas dos cursos. Para saber mais sobre o PET Mecatrônica, visite o site http://petmecatronica.florianopolis.ifsc.edu.br ou entre em contato pelo telefone (48) 3221-0512 Para conhecer o PET Design, visite www.petdesign-ifsc.com.br ou ligue para (48) 3221-0549.

O que é PET

O Programa de Educação Tutorial, voltado para cursos de graduação, é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. São formados por meio de edital nacional lançado pelo Ministério da Educação (MEC) – o último foi lançado em 2012. “No PET, o aluno desenvolve atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, faz cooperação com outros bolsistas e interage com professores. Isso é importante para sua formação”, avalia o tutor do PET Mecatrônica do IFSC, Raimundo Ricardo Matos da Cunha.

Para saber mais sobre o programa, visite o site http://portal.mec.gov.br/pet.