Integrantes da Orquestra do IFSC se destacam no vestibular da Udesc

22. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

orquestra_ifscQuatro ex-alunos do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão entre os dez primeiros colocados nos cursos de música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Todos eram integrantes da Orquestra do IFSC.

Lucas Faraco Cantelli, ex-aluno do curso técnico integrado de Química, faz aula particular de violino desde que tinha nove anos e sempre se interessou pela música. “Meus pais são músicos, mas a minha vontade aumentou quando entrei na orquestra”. Lucas conta que depois que se formar em licenciatura, quer fazer o curso de bacharelado. “Meu sonho é tocar numa grande Orquestra, mas tenho interesse também em me tornar professor de violino”, explica.

O flautista da Orquestra do IFSC, Matheus Lima Alcântara, é formado no curso técnico integrado de Edificações e no curso básico de instrumentos de orquestra, matheus_orquestraifscofertado pelo Câmpus Florianópolis na modalidade formação inicial e continuada (FIC). Com 18 anos, ele conta que tem interesse pela música desde quando era criança. “Aprendi a tocar flauta doce aos dez anos, mas só depois que comecei a estudar no FIC que realmente criei interesse pela música”, diz.

Matheus, que ficou em 2º lugar no curso de licenciatura em Música, conta que o FIC foi uma preparação para o vestibular da Udesc, depois começou a estudar por conta própria. “Depois que me formei no fim de 2011, fiquei sem professor, e continuei estudando flauta sozinho. Continuei na orquestra e no coral e li alguns livros de teoria musical”, relata.

O contrabaixista Jhonatas Guteres da Silva Carmo, estudante do curso técnico em Eletrônica, passou em 1º lugar para o curso de licenciatura, e o aluno Érico Schimidt ficou em 1º lugar em bacharelado de violoncelo.

Para a professora da orquestra Vivian Kuntze da Silveira, os quatro alunos sempre foram muito dedicados. “Podemos dizer que a participação destes alunos foi de grande valor, uma troca mútua. Com certeza estão entre os músicos mais destacados da nossa orquestra”, ressalta.