Sistema de Bibliotecas opera com novas regras em 2013

27. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

SONY DSCUsuários das bibliotecas do IFSC já podem realizar empréstimos de obras em qualquer câmpus, independente do local ao qual estejam vinculados como alunos ou servidores. A inovação foi viabilizada com a implantação do sistema Sophia em todas as unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da instituição. Essa e outras normas para utilização das bibliotecas do sistema estão definidas na Resolução n. 037 do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), aprovada em 12 de dezembro de 2012.

Com o empréstimo interbibliotecas, um aluno do Câmpus São José, por exemplo, pode pegar emprestados títulos que sejam de seu interesse na biblioteca do Câmpus Florianópolis ou de qualquer outro câmpus que lhe seja acessível. A devolução deve obrigatoriamente ser feita no local de origem da obra – a Resolução veta que o retorno seja feito em outra biblioteca do sistema ou através de malote. Apenas os alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e dos programas especiais (como Mulheres Mil e Pronatec) não podem usufruir do empréstimo interbibliotecas, tendo acesso como usuários apenas às bibliotecas dos câmpus aos quais estão vinculados.

A Resolução estabelece também a quantidade de títulos que podem ser retirados pelos usuários e o prazo máximo para devolução ou renovação do empréstimo. Alunos de cursos técnicos e de graduação podem retirar até cinco exemplares simultaneamente, pelo prazo máximo de 15 dias consecutivos. Alunos de pós-graduação e servidores têm direito ao empréstimo de até dez exemplares, pelo período de 30 dias.

Todos os estudantes e servidores do IFSC são automaticamente cadastrados no sistema de bibliotecas, com seus números de matrícula. Para usufruir do direito de emprestar material, os usuários devem cadastrar senha em qualquer biblioteca do sistema. Para esse cadastro é preciso apresentar documento com foto, de preferência carteira de estudante (para os alunos) ou crachá (para os servidores).

O Sistema Integrado de Bibliotecas do IFSC tem unidades interligadas em todos os câmpus. O acervo geral é composto por mais de 75 mil exemplares de 25 mil títulos (veja mais detalhes abaixo). Os usuários podem realizar buscas no acervo de todas as unidades pela página do sistema Sophia, que permite várias opções de pesquisa – como por título, autor, assunto ou palavra-chave. O endereço eletrônico do sistema é http://biblioteca.ifsc.edu.br.

Para consultar a Resolução CEPE/IFSC n. 037/2012, clique aqui.

Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB

Quantidade de exemplares e títulos (por tipo de obra)

Acervo geral
Títulos – 25.870