Conselho Superior aprova alterações no regimento geral do IFSC

28. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

SONY DSCNa primeira reunião de 2013 do Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), os conselheiros aprovaram três alterações no regimento geral da instituição. A primeira é referente à estrutura da Pró-Reitoria de Ensino e as outras são alterações da composição do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Pró-Reitoria de Ensino

De acordo com as alterações aprovadas pelo Conselho Superior, a Pró-Reitoria de Ensino passará a contar com três diretorias: Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (que era a antiga Diretoria de Ensino), Diretoria de Assuntos Estudantis e Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas. A pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, explica que essa reestruturação é necessária para atender a demanda crescente da instituição e do número de alunos. “Hoje já contamos com mais de 16 mil alunos e a previsão é que esse número dobre nos próximos cinco anos. Precisamos nos estruturar agora para não ter problemas ainda maiores no futuro”, relata.

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas, que está sob responsabilidade do servidor Gustavo Henrique Moraes, irá organizar os números da instituição, que hoje são muito frágeis devido ao intenso processo de expansão dos últimos anos. “Hoje nós temos problemas com os números. Nós não sabemos, por exemplo, qual o número exato de alunos ou de cursos ofertados no IFSC”, explica.

Para a presidente do Conselho e reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a diretoria trará mais precisão nas informações institucionais. “Nós temos várias formas de obter os números do sistema, e isso causa uma certa fragilidade. Essa diretoria vai nos trazer muito mais segurança nas informações”, ressalta.

SONY DSCJá a Diretoria de Assuntos Estudantis, que está sob responsabilidade do servidor André Soares Alves, terá o foco totalmente no aluno, desde o ingresso até a conclusão do curso. “Temos que garantir que as pessoas, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ingressem no IFSC, mas também que elas possam se manter na instituição até o final do curso”, explica.

A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino continua a cargo do professor Paulo Wollinger. “Além de trazer, manter e certificar os nossos alunos, também precisamos mostrar para a sociedade o que a gente faz”, conclui Wollinger.

CDP e CEPE

A alteração da composição do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) foi necessária devido à publicação do Decreto 7806/2012, que dispõe sobre as tarefas da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A partir de agora, o CDP passa a ser composto da seguinte maneira: pró-reitores de Ensino, Administração e Desenvolvimento Institucional, Diretor de Gestão de Pessoas, integrantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e integrantes da Comissão Interna de Supervisão (CIS).

Já o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) passa a ser formado por: pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Extensão e Relações Externas, diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão, cinco representantes dos servidores docentes, cinco representantes dos servidores técnico-administrativos e cinco representantes de alunos. Dessa forma, o CEPE terá mais autonomia para a distribuição e avaliação dos trabalhos conforme a necessidade.

Planejamento Institucional 2013/2014

Além das alterações do regimento geral, o Conselho Superior do IFSC também aprovou o Planejamento Institucional 2013/2014, que está disponível para consulta no site do IFSC.

Tags: ,