IFSC intensifica ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

28. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

objetivos-do-milenioÚnica instituição pública federal de educação entre os apoiadores catarinenses dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai desenvolver em 2013 uma série de ações para ampliar a participação junto ao programa e reforçar as propostas dentro da instituição. “Muitas das ações e programas que nós já desenvolvemos estão alinhadas com os oito objetivos definidos pela ONU. A ideia agora é reforçar nossa participação e envolver todos os servidores e estudantes nessa grande mobilização”, afirma a reitora Maria Clara Kaschny Schneider.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram lançados pela Organização das Nações Unidas em 2000 e listam uma série de desafios a serem superados no mundo até 2015: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Educação básica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. No total, 191 países assinaram a chamada Declaração do Milênio, que apresenta cada objetivo em detalhes e define metas a serem cumpridas. Em Santa Catarina, a congregação das atividades em torno do cumprimento dos ODM é feita pela seccional local da entidade Nós Podemos – Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Mais de 60 instituições públicas e privadas são apoiadoras da iniciativa no estado.

Várias ações cotidianas do IFSC já podem ser consideradas como colaboradoras para o cumprimento dos ODM – caso, por exemplo, da assistência prestada a estudantes de baixa renda, que se enquadram no objetivo número 1, ou do programa Mulheres Mil, que atende aos objetivos 3 e 5. De acordo com o coordenador de Articulação de Políticas Sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas, Douglas Juliani, o objetivo para 2013 é obter a certificação da instituição, o que envolve o fortalecimento de políticas internas focadas nos ODM e o encaminhamento de relatório anual de atividades desenvolvidas. No ano passado, seis instituições foram certificadas em Santa Catarina.

IMG_3185A proposta de institucionalização dos ODM no IFSC foi apresentada por Juliani à reitora Maria Clara Kaschny Schneider na tarde desta quinta-feira, 28/02, no gabinete. Também participaram do encontro o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, e a diretora de Comunicação, Waléria Küllkamp Haeming.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

– site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
– site do Movimento Nós Podemos

Tags: