Alunos utilizam barcos pela primeira vez em aula prática

1. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

No último sábado, dia 23 de fevereiro, os alunos do Câmpus Itajaí utilizaram pela primeira vez as duas lanchas recebidas pelo IFSC em setembro de 2012. As embarcações auxiliaram nas aulas práticas dos cursos técnicos em Pesca e em Aquicultura, beneficiando 15 alunos que participaram da atividade. barcos itajaí aula prática fevereiro 2013 (1)Novas atividades utilizando as lanchas devem ser realizadas durante as aulas deste semestre.

Segundo a coordenadora de Recursos Naturais e Produção Alimentícia do Câmpus Itajaí, Renata Acauan, o uso das embarcações permitiu aos alunos uma vivência prática no mar, abordando diversos assuntos vistos em aula de forma interdisciplinar. “A utilização das lanchas motiva muito os alunos”, afirma.

Organizados em equipes de até oito pessoas – entre alunos e servidores –, os estudantes do curso técnico em Pesca utilizaram as embarcações para uma aula de Oceanografia e Meteorologia, barcos itajaí aula prática fevereiro 2013 (2)durante a qual puderam observar e analisar parâmetros ambientais como transparência da água, sedimento de fundo marinho e observação de ondas e correntes. Já os estudantes do curso técnico em Aquicultura tiveram a disciplina de Novas Oportunidades para Aquicultura, realizando visitas ao cultivo de peixes marinhos em tanques-rede na região.

Durante a atividade, os alunos também puderam observar a atuação de barcos de pesca artesanal e de dois barcos de pesca industrial, os chamados “atuneiros”. “O mestre de uma das embarcações conversou com os estudantes e diversos assuntos vistos em sala de aula foram abordados de forma prática”, destaca Renata.

barcos itajaí aula prática fevereiro 2013 (3)Antes de possuir as embarcações, o Câmpus Itajaí utilizava parcerias com alguns pescadores, empresas e outras instituições para proporcionar visitações dos alunos em seus barcos. “Mas uma vivência prática como esta realizada no sábado só foi possível devido à aquisição das embarcações”, diz a coordenadora.

A previsão é de que os alunos voltem a utilizar as embarcações a cada 15 dias durante o semestre, em especial para as aulas de Navegação, Tecnologia de pesca e Ecologia.

Tags: ,