São Carlos conta com diretor-geral experiente

1. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Carlos, Gestão, Matérias

SONY DSCA implantação de um novo câmpus não é novidade para o primeiro diretor-geral do Câmpus São Carlos. Aos 55 anos de idade, o professor Juarez Pontes foi o escolhido para estar à frente da implantação do quinto câmpus da instituição na região Oeste, após ter sido o responsável pela consolidação do Câmpus Chapecó e início das atividades do Câmpus Caçador. O novo diretor-geral passará oficialmente a dirigir o Câmpus São Carlos a partir de 1º de março.

As dificuldades e os desafios que fazem parte dos primeiros passos de um novo câmpus são o motivo que levaram Pontes a assumir a implantação do IFSC em São Carlos. “Sinceramente, eu gosto muito da fase inicial do câmpus, quando o diretor tem que correr bastante, se preocupar com a obra, com a organização dos projetos de curso, a documentação inicial e o auxílio aos novos servidores, se preocupando em dar ao câmpus a cara do IFSC e não de algo diferente do que realmente devemos ser”, conta.

Há 45 anos “dentro” do IFSC, o novo diretor-geral de São Carlos conhece como poucos a história e o funcionamento da instituição. Ingressou no IFSC na época do Ginásio Industrial, tornou-se professor da instituição em 1980 e já ocupou os cargos de diretor-geral em três câmpus (São José, Chapecó e Caçador), além de ter sido diretor sistêmico – cargo equivalente ao de reitor, quando a instituição chamava-se Cefet-SC – entre os anos de 1999 e 2003.

Uma das preocupações de Pontes é tornar o novo câmpus um lugar agradável e produtivo tanto para os alunos quanto para os servidores. “Essa instituição é como a minha casa e eu gostaria que todos também se sentissem em casa. Como gestor de São Carlos, meu papel é de ter posição clara, conhecer a instituição proporcionar que meus colegas de câmpus tenham certeza que podem contar com comigo sempre que precisarem”, afirma.

SONY DSCSobre a implantação do Câmpus São Carlos, o diretor-geral afirma que será realizado um trabalho de continuidade em relação à formação profissional da comunidade e à parceria com os câmpus da região. “Já formamos várias turmas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e temos implantado um laboratório de informática e outro de costura industrial. Temos conseguido isso graças ao apoio constante do Câmpus Chapecó”, explica. Está prevista a oferta de cursos nas áreas de pesca, aquicultura, têxtil e construção civil.

Pontes destaca, ainda, que a criação do quinto câmpus no Oeste catarinense só foi possível graças ao apoio de servidores e da comunidade. “Gostaria de agradecer aos colegas do Câmpus Chapecó que se propuseram a ajudar e não deixaram a ideia morrer em momento algum. Agradecer ao povo de São Carlos que lutou, acreditou e continua acreditando no IFSC. E agradecer aos nossos alunos dos cursos FIC ofertados em São Carlos, pela vontade de estar lá conosco e sentir orgulho de estudar na nossa instituição”.

A construção do câmpus

O contrato para a construção do Câmpus São Carlos foi assinado pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, no início de fevereiro. A obra será realizada num terreno de 19 mil m², localizado na rua Aloísio Stoffel, no bairro Jardim Alvorada, e contará com três blocos de dois andares (térreo, 1º andar e 2º andar), sendo dois blocos de laboratórios e salas de aula e um para o setor administrativo. No total serão cerca de 5 mil m² de área construída.