IFSC pode integrar nova parceria com instituição portuguesa

4. março 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

DSC08638A parceria entre o IFSC e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) pode ser ampliada com a implantação da Rede de Inovação e Tecnologia dos Institutos Federais (RITIF), cuja proposta foi apresentada por representantes da instituição portuguesa nos últimos dias de fevereiro, em Brasília e em São Paulo. A ideia é congregar grupos de pesquisa dos institutos federais numa estrutura de rede, com apoio do IPP.

Pela proposta, a RITIF poderá ser constituída por dois diferentes grupos: os polos de inovação tecnológica, seguindo as regras em elaboração pelo governo federal para esse tipo de estrutura; e os centros de inovação e tecnologia, para as áreas não cobertas pelos polos. De acordo com o vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Carlos Ramos, a essência da proposta é o trabalho em rede entre grupos de pesquisa das diversas instituições formadoras da rede.

O IFSC já atua em parceria com o IPP, que vem recebendo estudantes pelos programas Propicie e Ciência Sem Fronteiras desde 2010. A colaboração da instituição portuguesa com a rede proposta para o Brasil poderá ocorrer com ações como a disponibilização de competências para projetos no Brasil, oferta de cursos de pós-graduação conjuntos e apoio na identificação dos grupos de pesquisa que poderão integrar a rede.

A proposta da RITIF foi apresentada aos dirigentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no último dia 22 de fevereiro. A reunião contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, que falou sobre as atividades já desenvolvidas pela instituição em parceria com o IPP.

Tags: ,