Exposição marca o início das comemorações dos 25 anos do Câmpus São José

6. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Cotidiano, Matérias

SONY DSCO Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completa, no dia 14 de março, 25 anos de atuação no município. Para comemorar a data, uma série de atividades estão programadas, entre elas uma exposição fotográfica montada no hall do piso superior e aberta nesta quarta-feira (6).

A exposição “Imagens dos Açores” é composta por 30 imagens, de autoria do fotógrafo e historiador Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ideia da exposição é homenagear também os 263 do município, a serem completados no dia 19 de março.

SONY DSCO autor das imagens esteve presente na abertura da exposição e conta que as fotografias foram tiradas em duas das nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores. “Essas fotos são específicas das ilhas São Miguel e Terceira, duas das primeiras a serem descobertas”, explica Joi Cletison.

De acordo com o professor de História do câmpus, Romoaldo Rebello Siggelkow, a proposta da exposição é mostrar aos descendentes de açorianos que moram no litoral catarinense as semelhanças entre as duas regiões. “A população da nossa região é essencialmente de origem açoriana e muitas características de lá ainda são muito presentes no nosso cotidiano”, explica.

SONY DSCAs imagens foram capturadas entre 1996 e 2001 e evidenciam aspectos da arquitetura, folclore, artesanato, cultura, pesca e religiosidade das ilhas, muito semelhantes aos encontrados no litoral de Santa Catarina. “Quem é da região da Grande Florianópolis com certeza irá reconhecer essas semelhanças nas imagens”, comenta o diretor-geral do Câmpus São José, Nicanor Cardoso.

As fotografias ficarão expostas até o dia 18 de março e toda a comunidade está convidada a prestigiar.

Outras atividades

Como parte das comemorações, o Câmpus São José lançou também um concurso cultural para escolher a logo de 25 anos do câmpus. No dia 14 de março, estão previstas atividades durante a manhã e a tarde, para que todos os alunos e servidores possam participar. Já às 19h, acontece a solenidade de aniversário no auditório do câmpus, com a presença da reitora do IFSC e de autoridades locais.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.