Pesquisadoras do Câmpus Jaraguá do Sul são selecionadas para evento no Equador

8. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

equador jaragua 2Com um estudo que facilita o processo de identificação de pilling [bolinhas formadas na superfície do tecido de malha após certo tempo de uso devido ao atrito] em malhas, a professora Heiderose Herpich Piccoli e a estudante Kenia Regina Streich, do Câmpus Jaraguá do Sul, foram pré-selecionadas para particiar da 2ª Feria Exposición Latinoamericana de Empreendimientos Productivos, Ciencia y Tecnologia. O evento ocorre entre 18 a 20 de abril, no Equador, e o trabalho está entre aqueles que irão representar o Brasil.

O trabalho adaptou os métodos de controle de qualidade que existem fora do País para analisar a potencialidade de formação das “bolinhas” nas malhas utilizadas na indústria têxtil da região de Jaraguá do Sul. “Como essas bolinha geram reclamações dos consumidores, é importante que as fábricas possam se antecipar e escolher entre fios de maior ou pior qualidade”, explica a professora.

equador jaragua 1

Tecido que apresenta formação de pilling (bolinhas).

Ainda segundo a pesquisadora, algumas empresas da região já utilizam métodos próprios para controlar a qualidade das malhas e identificar o pilling. “Por isso criamos uma sistematização desse processo, com procedimentos e explicações em português e capaz de ser aplicada à realidade da indústria nacional”, afirma.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

Tags: