Professoras do IFSC participam de programa de capacitação nos EUA

8. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Governo Federal, Matérias

Duas professoras de Inglês do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (PDPI) nos Estados Unidos. O programa promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a embaixada americana e a organização Americana Fulbright teve duração de seis semanas e contou com atividades acadêmicas e culturais.

DSC00727Os objetivos principais da viagem foram familiarizar os candidatos selecionados com o uso de novas tecnologias e metodologias, aperfeiçoar o conhecimento da língua inglesa, estimular a utilização de recursos disponíveis online e atualizar estudos sobre a história e as culturas dos EUA. O PDPI nos EUA selecionou mais de 540 professores de Inglês em efetivo exercício na rede pública de educação básica de todo  oBrasil.

A professora de Inglês do Câmpus Florianópolis-Continente, Angela Faria Brognoli, diz que aprendeu muito sobre o grande caldeirão cultural que são os EUA hoje, e sobre as diferentes possibilidades de interação baseadas em princípios de respeito à diversidade. “Vivenciei o dia a dia de uma universidade americana, experimentei a rotina de vida de uma família dos EUA e o cotidiano da cidade. Esse é o verdadeiro sentido de um curso de imersão”, destaca.

Angela ficou na cidade de Kansas, no estado de Missouri, estudou na Universidade de Missouri Kansas City (UMKC) e morou na casa de uma família americana. “A DSC01049hospedagem em uma casa de família, apesar de difícil muitas vezes, foi um grande aprendizado para minha vida pessoal e profissional também”, explica. Professora de Inglês do IFSC há 21 anos, conta que foi uma grande iniciativa do Governo Federal a de investir no aperfeiçoamento do ensino de Inglês ofertado em escolas públicas. “Muitos professores foram contemplados nessa experiência que certamente fará diferença no cenário brasileiro”, cita.

telmaTelma Pires Pacheco Amorim, diretora-geral e professora de Inglês do Câmpus Garopaba, conta que aprendeu o ritmo e a cultura de uma universidade americana, visitou museus, zoológicos, universidades e escolas públicas de ensino fundamental e médio. “Consegui aprimorar minhas habilidades da língua inglesa e vivenciar a cultura americana de forma real, foi uma experiência inesquecível”, afirma.

Telma ficou na cidade de Omaha, em Nebraska, estudou na Universidade de Nebraska e morou em uma vila universitária com mais 32 selecionados do programa. 320931_546093868747537_225455832_n A professora nunca tinha vivenciado uma ação de investimentos do governo diretamente na capacitação de professores de Inglês de escola pública. “É uma ação que deve ser divulgada e aproveitada pelos docentes, um incentivo para o profissional em uma época na qual a desvalorização do professor prevalece”, conta.

Em junho de 2013, mais 540 professores de Inglês de educação básica em efetivo exercício participarão da 2ª edição do programa de aperfeiçoamento.