Seminário lança processo de construção da Política de Comunicação do IFSC

15. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

SONY DSCCerca de 100 servidores de todos os câmpus e de todas as pró-reitorias do IFSC participaram nesta semana do seminário de lançamento do processo de construção da Política de Comunicação do Instituto. O evento marcou a abertura do trabalho para a participação de todos por meio da divulgação do ambiente virtual que pode ser acessado no endereço www.politicadecomunicacao.ifsc.edu.br. No encontro, que contou com a participação do consultor externo contratado para auxiliar o Instituto neste projeto, Wilson da Costa Bueno, os presentes tiveram a oportunidade de entender melhor sobre comunicação organizacional, alinhar conceitos e compreender o que é uma política de comunicação e quais os resultados esperados ao final do processo.

SONY DSCO processo de construção da Política de Comunicação do IFSC não será feito apenas com a participação dos servidores. No entanto, a presidente da Comissão da Política de Comunicação e diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, explica que, antes de divulgar o processo para outros públicos, era fundamental o alinhamento com o servidores. “Para iniciar a interação com todos os públicos, precisávamos primeiro que nossos servidores se apropriassem do processo e entendessem que, além de participantes, eles são disseminadores desse trabalho que precisa ter esse caráter de construção coletiva para funcionar”, ressalta. Quem não foi ao seminário, pôde acompanhar a transmissão do evento pela internet feita pela TV IFSC.

SONY DSCNa abertura do evento, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou que, assim como todos os processos do Instituto, a Política de Comunicação também deve ser construída de maneira coletiva e participativa. “Será um desafio refletirmos tanta diversidade que temos em uma só unidade, afinal, temos desde câmpus centenário até câmpus em construção e, ao mesmo tempo, somos todos IFSC”, disse.

SONY DSCA previsão é que a construção da Política dure um semestre para, em seguida, iniciar a fase da implantação. Para o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, essa segunda etapa será ainda mais desafiadora. “Não basta termos um documento com as diretrizes, precisarmos internalizá-lo e assumir o compromisso de segui-lo”, afirmou.

Na parte da manhã, os convidados assistiram a apresentações sobre a Comunicação no IFSC, conceitos de Comunicação Organizacional e o processo de construção de um Política de Comunicação. Na parte da tarde, os participantes discutiram sobre os públicos prioritários do IFSC. Para o professor Carlos Roberto Alexandre, do Campus Geraldo Werninghaus, o seminário foi muito informativo e necessário para que os servidores entendam o processo e comecem a divulgá-lo. “Temos que entender toda a abrangência da Política, uma vez que a comunicação vai além da divulgação para o ingresso de novos alunos”, afirmou. Carlos diz que esse é só o começo do trabalho. “Cada um terá que incorporar a política e se sentir motivado a falar pela organização”, acredita.

Ambiente Virtual

ambientePara explicar o processo, divulgar informações e permitir a participação de todos, o IFSC criou um blog apenas da Política de Comunicação. Nele, é possível entender o trabalho e deixar sua opinião. “Provavelmente, faremos pesquisas com públicos específicos que serão divulgadas neste espaço”, explica Waléria.

Neste espaço, também estão disponibilizadas as artes para divulgação do processo. Em breve, será desenvolvida uma área exclusiva para servidores para compartilhamento de documentos e com um fórum de discussão. O ambiente ainda passa por ajustes, mas quem quiser acessá-lo para conhecer e já deixar sua opinião, é só entrar em www.politicadecomunicacao.ifsc.edu.br.

mascote_site_microfoneMascote da Comunicação

A primeira forma de participação que já pode ser feita é para a escolha do nome do mascote da Política de Comunicação. “O personagem foi desenvolvido para ajudar na disseminação do processo de uma forma mais atrativa”, explica o chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo do IFSC, Heitor Éckeli. A votação é aberta a todos (acesse aqui).

Tags: