Solenidade marca os 25 anos do Câmpus São José

15. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

SONY DSCA direção do Câmpus São José deu início às atividades comemorativas aos seus 25 anos de história com uma solenidade realizada na última quinta-feira, 14 de março. Diretores de vários câmpus do IFSC, pró-reitores, servidores, alunos e convidados participaram do evento, que contou com a presença especial de todos os ex-diretores do câmpus.

A Orquestra e o Coro do IFSC, sob a condução do maestro Irineu Lopes Melo, fizeram uma apresentação no início da solenidade, arrancando aplausos entusiasmados da plateia. Na sequência, o servidor Douglas Alexandre Rodrigues de Souza, que foi aluno da antiga Unidade São José em 1988 e hoje é servidor da instituição, e a aluna Isadora Macedo, do curso técnico integrado de Refrigeração e Climatização de Ar, falaram sobre as experiências vivenciadas no câmpus. “Todos os dias eu me sinto muito agradecida por ser aluna do IFSC e acompanhar a evolução da nossa instituição”, afirmou Isadora.

SONY DSCOs professores Telmo Henrique Luz (na foto à direita, com a reitora Maria Clara), Juarez Pontes, Volnei Duarte Gomes, Volnei Velleda Rodrigues, Jesué Graciliano da Silva e Jorge Luiz Pereira, que ocuparam a direção do câmpus entre 1988 e 2011, receberam uma homenagem especial. “São 25 anos de trabalho e de luta de todos os servidores, já que somos todos educadores, na busca de uma escola que forme não só técnicos capacitados, mas pessoas que em sua atuação profissional possam buscar a construção de uma sociedade mais democrática, humana e igualitária”, discursou o atual diretor, Nicanor Cardoso (na foto abaixo).

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider recordou ter participado da primeira reunião de servidores concursados para o Câmpus São José, naquele mesmo auditório, em 1990. “A então Escola Técnica havia passado 80 anos com apenas uma unidade, e com as atividades em São José pela primeira vez a educação profissional passou a ser oferecida em outro espaço físico, pela mesma instituição”, comentou. “Hoje temos o compromisso de levar a educação pública federal para 21 câmpus e isso é uma grande oportunidade que nos está sendo dada, de expandir a educação pública de qualidade”, afirmou. A reitora parabenizou todos os diretores presentes à solenidade e fez um cumprimento especial aos alunos do câmpus: “São os alunos que levam a instituição a se renovar continuamente”.

SONY DSCAutoridades do município e do Estado prestigiaram a celebração. O deputado estadual Amauri Soares (PDT) representou o Poder Legislativo; a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Educação de São José, Teresinha Regina Lemos e Silva, representou a prefeita do município; e Ana Maria Laguna Schutz representou o Conselho Municipal de Educação. Vários diretores de câmpus do IFSC, pró-reitores e diretores também acompanharam a solenidade.

Concurso

De acordo com o  coordenador da Comissão Organizadora do Aniversário de 25 anos do Câmpus São José, Marcílio Lourenço da Cunha, outras atividades serão realizadas mensalmente, até o final do ano, para marcar a data especial. Para o mês de abril está prevista a premiação do concurso de logomarcas dos 25 anos, que vai dar um tablet para o autor da melhor proposta.

O Câmpus São José deu início às suas atividades em 14 de março de 1988, numa parceria entre a então Escola Técnica Federal de Santa Catarina e a Prefeitura de São José, em um imóvel cedido pelo município. No início eram 264 alunos, que frequentavam os cursos técnicos integrados de Refrigeração e Ar Condicionado e Telecomunicações. Dois anos depois, já na atual sede, em 1990, recebeu os primeiros servidores concursados. Hoje, o câmpus ocupa uma área de 10 mil metros quadrados e tem 1.200 alunos, 102 professores, 90 técnicos-administrativos e 35 funcionários terceirizados.

Os cursos ofertados pelo Câmpus São José são: Engenharia de Telecomunicações (bacharelado), Sistemas de Telecomunicações (superior de tecnologia), Ciências da Natureza com habilitação em Química (licenciatura), Telecomunicações (técnico subsequente e integrado), Refrigeração e Ar Condicionado (técnico subsequente), Refrigeração e Climatização (técnico integrado), Refrigeração e Condicionamento de Ar (técnico concomitante), qualificação básica em Refrigeração e Ar Condicionado (a distância) e Instalação de Sistemas de Climatização tipo Split (a distância).