Gestores do Pronatec recebem capacitação

22. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

SONY DSCCoordenadores do Pronatec de todos os câmpus participaram nesta sexta-feira (22 de março), em Florianópolis, de uma capacitação sobre o funcionamento e objetivos do programa, criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos e de qualificação em todo o país. “O Pronatec é uma grande força-tarefa que reúne diferentes órgãos públicos em torno desse objetivo de qualificar os trabalhadores e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nessa força-tarefa, os institutos federais têm um papel estratégico, que é o de ofertar esses cursos com qualidade”, observa a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas. “E nossa atuação aumenta na medida em que temos que ajudar as instituições demandantes a se organizarem e encaminhar os alunos para nós”, complementa.

Na abertura da reunião, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider parabenizou os coordenadores presentes e enfatizou a importância da atuação de todos para que o programa seja efetivamente implantado na instituição. “A oferta prevista pelo Pronatec está dentro dos eixos nos quais nós temos densidade e já atuamos com muita qualidade. Mesmo assim, implantar o programa é para nós um grande desafio”, disse. “O objetivo do Pronatec é melhorar a qualificação e a profissionalização das pessoas, e o IFSC tem o compromisso de atuar nessa iniciativa”, acrescentou.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, salientou a importância de que o IFSC leve informações sobre o programa às comunidades onde estão os públicos prioritários. “Nós temos que explicar que o Pronatec também é nosso, realizar uma aproximação com as novas prefeituras e esclarecer a importância desse programa para o desenvolvimento social”, afirmou. O pró-reitor enfatizou também a necessidade de esclarecer, junto aos públicos de interesse e demandantes, que os cursos do IFSC são gratuitos – já que, como o Sistema S também atua no Pronatec, pode haver confusão quanto à facilidade de acesso de potenciais alunos.

Desde 2011 o IFSC conta com uma equipe responsável pela implantação do Pronatec, mas a abertura efetiva de turmas desde a aprovação do projeto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2012, não ficou dentro do planejato. Segundo a Pró-Reitoria de Ensino, havia previsão de receber 2 mil alunos no ano passado, mas foram atendidos cerca de 200. Para a pró-reitora Daniela de Carvalho Carrelas, esse resultado indica a necessidade de haver uma maior atuação da instituição que oferta os cursos junto aos chamados demandantes – órgãos públicos que selecionam e encaminham os potenciais estudantes para os cursos. A perspectiva é atingir 5 mil alunos concluintes de cursos do Pronatec em 2013, em todos os câmpus.

Na capacitação, os coordenadores receberam informações detalhadas sobre o programa, apresentadas pelo coordenador do Pronatec no IFSC, Flávio Augusto Penna Soares – desde o objetivo e ações previstas pelo governo federal até desdobramentos institucionais para a implementação do programa, como as normas para contratação das equipes de bolsistas que realizam as atividades. No período da tarde, os coordenadores locais receberam orientações para utilização do Sistec – sistema integrado onde são registrados os cursos e matrículas.

marca PRONATECCriado pela lei n.12.513/2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) busca ampliar oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, encaminhando os concluintes ao mercado de trabalho. O programa concentra no Ministério da Educação todas as necessidades de capacitação e cursos que os outros ministérios demandavam, como as pastas das áreas da Saúde, da Justiça e do Trabalho, por exemplo. Em Santa Catarina, as principais instituições demandantes são a Secretaria de Estado da Educação (que tem 20 mil alunos como potencial público para o Pronatec), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, o Ministério do Trabalho (com os trabalhadores atendidos pelo Sistema Nacional do Emprego/SINE) e o Ministério da Justiça.

Para saber mais sobre o Pronatec no IFSC, clique aqui.

Perguntas e respostas sobre o Pronatec, clique aqui.

Tags: