Copos descartáveis deixam de ser utilizados no IFSC

22. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

ifsc_sustentavelA partir desta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deixa de utilizar copos descartáveis. A ação faz parte do Programa IFSC Sustentável, que visa reduzir o impacto ambiental das atividades desenvolvidas pela instituição nos recursos naturais e desenvolver a cultura da sustentabilidade.

Vinicius De Lucca Filho, assessor especial de eventos do IFSC e coordenador do programa, conta que todos os alunos e servidores receberam canecas para substituir os copos descartáveis. “As canecas podem ser reutilizadas. Elas foram produzidas com fibra de coco, material biodegradável e com maior durabilidade do que o plástico comum”, ressalta.

Além de deixar de utilizar copos descartáveis, o programa é composto por várias outras ações institucionais, divididas em quatro eixos: Água (uso consciente, captação da água da chuva, detecção de vazamentos); Fogo (economia de energia, lâmpadas inteligentes, uso da luminosidade solar); Terra (separação, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, implantação do conceito de “Lixo Zero”) e Ar (ações focadas nas compras sustentáveis e no compromisso em respeitar as legislações relativas ao segmento).

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a sustentabilidade do planeta deve ser uma preocupação de todos. “Como instituição de ensino que forma cidadãos para a sociedade, temos o dever de reduzir ao máximo o impacto ambiental das nossas atividades. Sabemos que ainda temos muito a fazer e esse é só um começo. Estamos assumindo um compromisso de mudança por meio dos nossos alunos e servidores”, ressalta.

Mais do que um conjunto de ações, o Programa IFSC Sustentável busca implementar a cultura do consumo consciente na instituição, visando o uso adequado dos recursos naturais e, como consequência disso, a qualidade de vida das futuras gerações. O lançamento oficial do programa será realizado em abril, em data a ser confirmada.

Tags: