Seminário discute criação de incubadora social em Canoinhas

27. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

ifsc2aCerca de 200 pessoas participaram, nos dias 21 e 22 de março, do I Seminário Interinstitucional e Interdisciplinar sobre Incubadoras Sociais, promovido pelo Câmpus Canoinhas em parceria com a Universidade do Contestado (UnC). De acordo com o professor Jefferson Treml, coordenador do evento, o objetivo de discutir a criação de uma incubadora social no câmpus foi plenamente alcançado. A ideia agora é manter a aproximação com a UnC e criar um programa de incubação na instituição.

Na região de Canoinhas há vários projetos sociais que podem ser fortalecidos e aprimorados com a intervenção de uma incubadora social. Segundo explica Treml, esse tipo de incubadora atua em articulação com a comunidade e busca o fortalecimento das organizações que visam a geração de trabalho, renda, inclusão social e econômica de populações em situação de risco social.

oficinaaAlém das discussões sobre economia solidária, concepção de incubadoras sociais e aspectos conceituais em torno dessas estruturas, durante o evento foram abordados também assuntos como microcrédito e apresentados projetos de extensão da UnC e do Câmpus Canoinhas do IFSC. Foi apresentado também o programa de economia solidária do município de Três Barras – único de Santa Catarina que possui legislação sobre o tema.

Outra atividade desenvolvida foi a organização de oficinas, que tiveram o objetivo de identificar o que são incubadoras sociais, para que servem, quem vai compor a incubadora proposta e que público e estrutura ela deve ter. De acordo com o professor Carlos Eduardo Arns, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o processo de estruturação de uma incubadora social é difícil e de longo prazo, mas está em plena evolução.

Tags: ,