Comissão dá início aos trabalhos de revisão da Resolução 13

8. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, Reitoria

Terá início no próximo dia 15 de abril o processo de consulta aos servidores docentes para a revisão da Resolução CD n. 13, de 16 de junho de 2008, que normatiza a distribuição das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos professores do IFSC. Pela consulta, que será feita por formulário on-line, serão coletadas informações referentes à realidade dos docentes que servirão de base para a elaboração da nova proposta de resolução. O formulário, cujo link estará aberto à participação dos docentes no dia 15 de abril, poderá ser respondido até 5 de maio.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, o objetivo da consulta é reunir informações que permitam identificar as especificidades da atuação dos docentes no IFSC nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. “Conhecendo essas especificidades, poderemos estabelecer uma norma que retrate a nova realidade institucional”, esclarece. Isso porque a atual resolução, publicada antes da transformação do antigo Cefet-SC em IFSC, não dá conta das demandas que envolvem um Instituto Federal.

O trabalho de revisão da Resolução 13 está sendo executado por uma comissão aprovada pelo Conselho Superior no dia 25 de março, após tramitação pelo Colégio de Dirigentes  e pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Na primeira reunião da comissão, realizada no dia 4 de abril, foram aprovados o cronograma e a metodologia de trabalho. As próximas etapas incluem a sensibilização dos docentes de todos os câmpus para que participem do processo. Após a análise e compilação das contribuições resultantes da consulta, a comissão vai elaborar uma primeira proposta de texto para a nova resolução, que será submetida ao Colégio de Dirigentes e aos chefes dos Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Se aprovada, a proposta será submetida a análise e contribuição dos câmpus. A perspectiva é que a proposta final seja encaminhada para aprovação do Conselho Superior a partir do mês de novembro (veja abaixo o cronograma completo).

O processo de revisão da Resolução 13/2008 será um dos pontos de pauta do Encontro dos Chefes de Ensino, Pesquisa e Extensão, Coordenadores de Relações Externas (CEREs) e Coordenadores de Pesquisa do IFSC, que será realizado nos dias 11 e 12 de abril, no Hotel Castelmar, em Florianópolis.

Revisão da Resolução 13/2008 – Cronograma de trabalho

15/04 a 05/05 – Consulta aos docentes por formulário on-line (coleta de informações de base para revisão)

8, 9 e 10/05 – Apresentação da legislação vigente e regras estabelecidas em outras instituições de ensino; compilação das informações de base; elaboração da primeira versão; encaminhamento da proposta aos chefes de Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão

20/05 – Apresentação da primeira versão ao Colégio de Dirigentes e aos chefes dos departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão e deflagração de consulta aos câmpus e CEPE