Servidores do IFSC podem fazer chamadas telefônicas pelo sistema VoIP

11. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

Servidores do IFSC podem usar o serviço Fone@RNP, que permite encaminhar chamadas telefônicas para as instituições clientes da rede de voz sobre IP (VoIP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A novidade, em fase experimental, deve diminuir os gastos do Instituto Federal com telefonia. Além de permitir chamadas entre ramais puramente IP, chamados de “ramais VoIP”, também pode ser usada para originar ou receber chamadas para telefone fixo local de qualquer cidade onde existir uma instituição cliente da rede VoIP da RNP. O sistema já funciona integrado com a central telefônica convencional da Reitoria e, em breve, será implantado nos câmpus.

O uso do sistema VoIP ocorre por meio do projeto Fone@RNP, mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da qual o IFSC faz parte. O sistema é mantido em parceria com essas instituições (veja a lista aqui). Todas as chamadas feitas para telefones fixos dessas instituições, inclusive as interurbanas e as geradas entre unidades da mesma instituição (do Câmpus Araranguá para o Câmpus Joinville do IFSC, por exemplo), são gratuitas. “Haverá grande economia, principalmente nos câmpus fora da Grande Florianópolis, em que a maioria das ligações são feitas para a Reitoria”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação e da Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello.

Para usar o serviço na Reitoria em um telefone convencional, basta digitar “7” seguido do número desejado. Por exemplo, se deseja ligar para a sede da RNP no Rio de Janeiro, bastaria digitar: 7 021 2102-9660, ou se deseja ligar para a UFSC basta digitar: 7 3721-9000. “Nos exemplos apresentados, os números eram ramais convencionais de instituições clientes da rede VoIP e assim não seria feito uso da rede das operadoras telefônicas, ou seja, a chamada telefônica seria através da internet”, explica Emerson.

Em breve, será possível chamar telefones fixos em qualquer cidade que tenha uma instituição cliente. Neste caso, a ligação originada a partir do IFSC chegará até a outra instituição cliente através da Internet e essa instituição pagará o custo de uma ligação local, pois usará a rede das operadoras de telefonia para atingir o telefone fixo local. O mesmo ocorrerá em ligações feitas a partir de outras instituições para telefones da Grande Florianópolis e que não sejam ramais da Reitoria do IFSC ou de outras instituições clientes. Assim, o IFSC ou outra instituição cliente da RNP na Grande Florianópolis pagará pela ligação local. “É uma contrapartida. Mesmo com esse pagamento, a economia com ligações interurbanas será muito grande, basta verificar as estatísticas do projeto (http://estatisticasfone.rnp.br) ”, afirma Emerson.

Nesta fase experimental alguns servidores da Reitoria foram selecionados e receberam um ramal VoIP e poderão fazer uso de um computador, smartphone ou tablet para originar e receber chamadas. Neste caso cada servidor precisa instalar um software específico para este fim, denominado softphone, além do fone de ouvido e microfone, caso faça uso de um computador.

Através de um ramal VoIP é possível originar e receber chamadas para qualquer ramal convencional na Reitoria, bem como de outras instituições da rede VoIP. De um ramal VoIP basta digitar 3877-9000 ou mesmo 9000 e irá chamar o telefone principal da Reitoria do IFSC. Agora se deseja ligar para a sede da RNP no Rio de Janeiro, basta digitar 021 2102-9660. “Assim que a fase experimental for concluída, todo servidor do IFSC terá um ramal VoIP próprio e poderá usufruir do serviço a onde houver conexão com a Internet”, explica o diretor.

A implantação do sistema VoIP nos câmpus, nos mesmos moldes da Reitoria, está previsa no Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2013 do IFSC (PDTI). “Já para os próximos meses, a ideia é levar a tecnologia para o câmpus de Chapecó”, projeta Emerson.

Nos Instituto Federais

A adesão do IFSC ao serviço faz parte do esforço da RNP em levar a tecnologia aos câmpus dos Institutos Federais. O pedido partiu do Ministério da Educação (MEC) – uma das pastas integrantes do programa interministerial que mantém a RNP –, sob a justificativa que os IFs têm uma quantidade muito grande de funcionários e pesquisadores que precisam fazer ligações interurbanas e até internacionais.

O projeto conta com a adesão de 33 dos 38 IFs brasileiros. Destes, 15 já concluíram a instalação em suas reitorias e estão iniciando a instalação nos câmpus. Com isso, já são 23 reitorias e 15 câmpus em várias unidades federativas fazendo uso do serviço.