Câmpus Lages é destaque em workshop de tecnologia

12. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Eventos, Matérias

110413_workshop_tecnologia_99O Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi um dos expositores de um workshop de tecnologia realizado na noite desta quinta-feira (11) na Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL). O evento contou com a presença de autoridades, profissionais da área, professores e um grande número de alunos.

No estande do câmpus, dois robôs manipulados pelos alunos do curso técnico concomitante de Informática, Maycon Kevin Ribeiro e Mihael Samin Sousa, despertaram a atenção de quem passava pelo local. Curiosos, estudantes e o público em geral questionaram e ouviram atentamente as explicações sobre os processos envolvidos na operação e controle dos equipamentos.

110413_workshop_tecnologia_06O professor e coordenador de Informática e Cultura Geral, Marcos André Pisching, comentou que um dos protótipos faz parte do projeto desenvolvido no trabalho de pesquisa orientado pelo professor Vilson Heck Júnior “Através desta experiência, os alunos aprendem a programar o computador através da programação embarcada. Programa-se um equipamento que automatiza um outro equipamento, como por exemplo, os robôs. Isso envolve praticamente todas as disciplinas que são vistas no curso ofertado pela instituição”, relatou.

Já o outro robô em demonstração, foi produzido pelo aluno Maycon. Ele explicou que a construção do equipamento foi possível a partir do aprendizado sobre algorítimos e programação, estudados durante o curso. Controlado por joystick, o próximo passo agora é desenvolvê-lo para operação a longas distâncias.

110413_workshop_tecnologia_02Para a diretora-geral do Câmpus Lages, Raquel Matys Cardenuto, a área de tecnologia da informação tem gerado muitas oportunidades de emprego. “O workshop de tecnologia, além de motivar os alunos para a profissão, aproxima-os da realidade do mercado e promove o contato com outros profissionais da área”, declarou.

Tradução em Libras

Os participantes com deficiência auditiva também puderam acompanhar todas as explanações dos palestrantes durante o evento. A tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi realizada pelo professor João Gilberto Branco, do Câmpus Lages.

Tags: