Exposição aborda aspectos da escravidão em São José

24. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

exposicao_sjNesta terça-feira (23) o Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou a abertura da exposição “Negras Memórias”, que aborda aspectos da escravidão na cidade. A exposição ficará disponível até o dia 3 de maio, no hall do piso superior do câmpus.

A exposição pertence ao Arquivo Histórico de São José e é um projeto de autoria de Vilmar Peres Junior e Milton Knabem Fleti. Faz uma abordagem sobre a escravidão no município de São José, destacando a contribuição dos cativos na evolução social, política, econômica e cultural da cidade. A exposição é composta por 18 documentos manuscritos, inéditos, compreendendo o período de 1868-1888.

A abertura contou com a participação do diretor-geral do câmpus, Nicanor Cardoso, do superintendente adjunto da Fundação de Cultura e Turismo de São José, Carlos Eduardo de Souza Martins, do servidor do Arquivo Histórico de São José, Nelson Félix dos Santos, e do professor Vilmar Peres, um dos realizadores da exposição. Servidores e alunos do câmpus também participaram da abertura, que foi concluída com uma palestra de Vilmar Peres sobre o tema da exposição.

A promoção da exposição tem como objetivo colaborar com a divulgação do trabalho realizado pelo Arquivo Histórico de São José e ampliar o conhecimento da comunidade em geral sobre o tema. A exposição fica disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.