Alunos de Araranguá participam de eventos de moda e da área têxtil

26. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Eventos, Matérias

evento_sp_araranguaNos dias 16 e 17 de abril, os professores e alunos do curso técnico de Têxtil em Malharia e Confecção do Câmpus Araranguá, participaram do XXV Congresso Nacional de Técnicos Têxteis (CNTT), do 1º Congresso Científico Têxtil e de Moda e da Tecnotêxtil 2013 – Feira de Tecnologias para Indústria Têxtil, realizada no Expocenter Norte, em São Paulo. O congresso proporcionou acesso às informações referentes aos novos desenvolvimentos técnicos científicos do setor têxtil no país. Alguns temas de pesquisas, como nanotecnologia para a elaboração de têxteis inteligentes com aplicações referentes ao controle térmico, antibacteriano, às trocas energéticas e ao bem estar do usuário, são exemplos de temas discutidos nas palestras.

Outro tema em debate foram pesquisas antropométricas necessárias para uma nova parametrização da forma e da estrutura do corpo, podendo, desta maneira, projetar os moldes dos produtos de vestuário com maior adequação à altura e às circunferências. Isso facilita a venda e diminui os problemas de medidas. Segundo a professora Ana Cristina, a participação no Congresso proporcionou aos docentes e discentes do curso um acesso direto às pesquisas aplicadas à área têxtil assim como firmar contato com empresas e com os diversos tipos de avanços tecnológicos, máquinas e suas especificações técnicas, preços e insumos oferecidos por elas.