Simpósio discute EaD no ensino superior federal

30. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

logo eadsimpEstão abertas as inscrições para o EaDSimp 2013, simpósio que vai discutir os desafios da institucionalização da educação a distância nas instituições federais de ensino superior. Organizado pelo IFSC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento será realizado nos dias 22 e 23 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. É dirigido a estudantes, tutores, professores, coordenadores de polo, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e público em geral interessado em EaD.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do evento. Os participantes que tiverem 75% de comparecimento aos dois dias de atividades terão direito a certificação de 16 horas.

No primeiro dia do simpósio, o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, fará palestra sobre políticas e perspectivas para a EaD no Brasil. Na sequência, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, participará de mesa-redonda que vai discutir os desafios para a institucionalização da EaD, ao lado dos reitores da UFSC, Roselane Neckel, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha.

Além de dirigentes das instituições federais e coordenadores de núcleos institucionais de EaD, a programação inclui ainda a participação de coordenadores de polos e professores coordenadores de cursos, que vão relatar as experiências vivenciadas e socializar informações. Haverá também apresentação de pôsteres com informações sobre os seis cursos ofertados no IFSC por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB): o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e os cursos de pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências, Gestão em Saúde, Gestão Pública, Educação para a Diversidade com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Mídias na Educação. No encerramento do simpósio, o professor Fernando Albuquerque Costa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, abordará a experiência em EaD das instituições de ensino superior de Portugal.

O EaDSimp 2013 faz parte do Programa Anual de Capacitação Continuada da UAB, que envolve a capacitação das equipes que atuam nos cursos a distância da UFSC e do IFSC. Confira a programação completa do evento clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eadsimp2013@contato.ufsc.br ou diretamente no site do evento.

Tags: ,