Alunos do IFSC participam de simulação de organismos internacionais

2. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Um grupo de 17 alunos de cursos técnico integrados do Câmpus Florianópolis vai participar no próximo sábado, 4 de maio, da Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio (SiEM), evento promovido pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento ocorre no auditório da Reitoria da UFSC, na Capital, e vai simular uma assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, com os temas “A entrada de Taiwan como Estado-membro pleno da ONU” e “Conselho de Segurança da ONU: O caso Sakineh Ashtiani”. Na simulação, os alunos do IFSC vão atuar como representantes das delegações de Argentina, Israel, Japão, Nicarágua e Togo. Os estudantes do IFSC são acompanhados pelas professoras Christina Martinez Hipólito, Eliodória de Fátima Eleutério Ventura e Masae Kawano.

A professora Christina Martinez Hipólito explica que o SiEM tem relação com as unidades curriculares de História, Geografia e Sociologia. “O SiEM possibilita que os alunos tenham um maior aprofundamento nas questões relativas a política internacional, compreendendo a complexidade existente nas relações entre as nações”, diz. Capacidade de argumentação e crítica com fundamento são algumas das competências que os estudantes vão exercitar no evento. Confira abaixo vídeo que explica o projeto.

Os estudantes e professores do IFSC fizeram reuniões para que os alunos compreendessem como funciona o SiEM e qual o papel deles no projeto. Foi criado um grupo no Facebook, os alunos produziram papers e, em uma reunião, a equipe simulou o encontro que acontecerá no sábado.

Além do IFSC, participam da atividade outras 10 instituições públicas e privadas. No total, serão 320 estudantes de ensino médio na simulação. O SiEM, criado em 2011, é um projeto de extensão que busca simular as principais mesas de debate e tomadas de decisão nas organizações internacionais, como Assembleia Geral da ONU, Organização dos Estados Americanos e Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre outras. Visa a fomentar a educação e a cultura, estimular a criatividade e inovação, o conhecimento e sua transferência, o consumo consciente da sociedade, a tolerância entre os diferentes e práticas de sustentabilidade, contemplando, assim, não só os alunos participantes, mas toda a sociedade.

A organização é feita pelos alunos do curso de Relações Internacionais, orientados por professores. São quatro estudantes bolsistas e 35 voluntários. Segundo Maíra Rodrigues, uma das bolsistas, modelos de simulação como o do SiEM existem em outros países e que no Brasil teve a Universidade de Brasília (UnB) como uma das pioneiras.

Confira abaixo a relação de alunos do IFSC participantes do SiEM 2013.

Argentina
Geovana Besen de Sousa
Mariline Kurt
Matheus Gonçalves

Israel
Guilherme Miranda
Gabriel Andrade
Antonio Neto

Japão
Jéssica Pereira
Luiza Costa
Natália Bruhl

Nicarágua
João Fiammengli
Joice Hinkel
Paula Ferreira

Togo
Gabriel Raupp
Luís Weissheimer Costa
Jeffrey Corrêa
Franciele Laner
Marcos da Silva

Os comenários não estão permitidos.