Alunos do IFSC participam de simulação de organismos internacionais

2. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Um grupo de 17 alunos de cursos técnico integrados do Câmpus Florianópolis vai participar no próximo sábado, 4 de maio, da Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio (SiEM), evento promovido pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento ocorre no auditório da Reitoria da UFSC, na Capital, e vai simular uma assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, com os temas “A entrada de Taiwan como Estado-membro pleno da ONU” e “Conselho de Segurança da ONU: O caso Sakineh Ashtiani”. Na simulação, os alunos do IFSC vão atuar como representantes das delegações de Argentina, Israel, Japão, Nicarágua e Togo. Os estudantes do IFSC são acompanhados pelas professoras Christina Martinez Hipólito, Eliodória de Fátima Eleutério Ventura e Masae Kawano.

A professora Christina Martinez Hipólito explica que o SiEM tem relação com as unidades curriculares de História, Geografia e Sociologia. “O SiEM possibilita que os alunos tenham um maior aprofundamento nas questões relativas a política internacional, compreendendo a complexidade existente nas relações entre as nações”, diz. Capacidade de argumentação e crítica com fundamento são algumas das competências que os estudantes vão exercitar no evento. Confira abaixo vídeo que explica o projeto.

Os estudantes e professores do IFSC fizeram reuniões para que os alunos compreendessem como funciona o SiEM e qual o papel deles no projeto. Foi criado um grupo no Facebook, os alunos produziram papers e, em uma reunião, a equipe simulou o encontro que acontecerá no sábado.

Além do IFSC, participam da atividade outras 10 instituições públicas e privadas. No total, serão 320 estudantes de ensino médio na simulação. O SiEM, criado em 2011, é um projeto de extensão que busca simular as principais mesas de debate e tomadas de decisão nas organizações internacionais, como Assembleia Geral da ONU, Organização dos Estados Americanos e Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre outras. Visa a fomentar a educação e a cultura, estimular a criatividade e inovação, o conhecimento e sua transferência, o consumo consciente da sociedade, a tolerância entre os diferentes e práticas de sustentabilidade, contemplando, assim, não só os alunos participantes, mas toda a sociedade.

A organização é feita pelos alunos do curso de Relações Internacionais, orientados por professores. São quatro estudantes bolsistas e 35 voluntários. Segundo Maíra Rodrigues, uma das bolsistas, modelos de simulação como o do SiEM existem em outros países e que no Brasil teve a Universidade de Brasília (UnB) como uma das pioneiras.

Confira abaixo a relação de alunos do IFSC participantes do SiEM 2013.

Geovana Besen de Sousa
Mariline Kurt