Alunos do Câmpus Caçador conhecem o Museu da Moda

3. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

museuNo último dia 30 de abril, cerca de 30 alunos e quatro professoras do curso técnico de Vestuário do Câmpus Caçador visitaram o Museu da Moda, em Canela, no Rio Grande do Sul. O local remonta 4 mil anos de história e cultura da moda, apresentando peças do vestuário de 13 períodos históricos, além de exposições especiais, com trajes das divas do cinema e da princesa Diana.

Segundo alunas do Módulo I, a viagem foi muito interessante, pois elas puderam ver de perto trajes completos de épocas históricas, como o Iluminismo e o Avant Garde. “Fiquei maravilhada, tinha até uma antiga roca, que transformava fibra em fio”, disse a aluna Carla Rosete da Silva. Para a aluna Maria Inês Koehler, o que mais chamou a atenção no acervo foram os vestidos femininos de festa usados pela elite das épocas históricas. “Sentimos falta de ver as roupas dos plebeus, que também estudamos durante as aulas, mas considerando a pesquisa histórica da curadora do museu, foi tudo incrível”, afirmou.

Museu da Moda DaianeOs alunos do Módulo III também adoraram a experiência. “Durante o curso, viajamos para conhecer a Fiação São Bento, a Brandili, a Buddemeyer e agora o Museu da Moda. Como nos formamos no fim de junho, essa viagem fechou o curso com chave de ouro”, disse a aluna Gisele Stirma.

Para a professora de História da Moda, Daiane Toledo, a visita foi muito proveitosa, pois os alunos puderam sair do campo da imaginação para ver de perto o que estudam nas aulas. “Além dos trajes históricos, o museu ainda apresentou um lindo mobiliário de época e objetos como máquinas de costura antigas, rádios, vitrolas, leques e acessórios”, completou Daiane.

Depois de conhecer o museu, o grupo aproveitou o dia na cidade gaúcha e ainda visitou alguns pontos turísticos, como a Catedral de Pedra e o Parque do Caracol.

Tags: