Publicada portaria que oficializa criação do Centro de Memória, Documentação e Cultura

3. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider assinou esta semana a Portaria 678/2013, que formaliza a criação do Centro de Memória, Documentação e Cultura do Instituto Federal de Santa Catarina. Com esse ato e a designação do grupo de trabalho responsável pela elaboração do regulamento interno do setor, será efetivamente desencadeado o processo de implantação do Centro de Memória, que terá as funções de organizar a grande massa de documentos que registram o dia a dia da instituição, sistematizar e preservar fontes documentais e oferecer à comunidade interna e externa um espaço de socialização do patrimônio material e imaterial do IFSC. A estrutura será vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas.

De acordo com a pedagoga Sandra Lopes Guimarães, designada como coordenadora do grupo de trabalho, uma das primeiras providências será fazer a inscrição do Centro de Memória do IFSC nos órgãos competentes, como Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Outra medida será a elaboração da resolução que vai normatizar o funcionamento do setor, além de fazer estudos em torno do melhor espaço físico para instalação e organização do acervo.

“É essencial que esse processo de discussão tenha a participação de todos os câmpus, desde os mais antigos, como Florianópolis e São José, até os mais recentes”, enfatiza Sandra. “A ideia é que a memória se torne uma política institucional a partir da organização desse espaço”, complementa a pedagoga, que foi uma das responsáveis pela elaboração do projeto do Centro de Memória, trabalho que teve início em 2008 e foi apresentado formalmente à Reitoria no início de 2013.

A Portaria 678 enumera seis finalidades para o Centro de Memória: promover o levantamento histórico do IFSC, preservar a memória, promover a formação do acervo permanente da memória do IFSC, realizar o inventário do acervo, estimular e inter-relacionar atividades de instituições culturais no resgate da memória e estimular a consciência social na pesquisa, conservação e restauração do patrimônio da educação tecnológica de Santa Catarina. O grupo de trabalho tem prazo de 60 dias para apresentar a proposta de regulamento interno do setor.

Pelo projeto de criação, a estrutura prevista para o Centro de Memória inclui a implantação de espaço de coordenação, biblioteca, arquivo geral, espaço de memória (museu, com salas de exposições permanentes e temporárias), laboratório de imagem e oralidade e espaço das artes. Prevê ainda a constituição de um banco de depoimentos orais, a formação de acervo documental e bibliográfico e a disponibilização do acervo – composto por documentos orais e textuais, além de itens iconográficos e museológicos – ao público em geral. Outro objetivo previsto é a promoção da cooperação e o intercâmbio com a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, de acordo com o Protocolo de Integração Cultural do Mercosul.

Detalhes do projeto do Centro de Memória do IFSC serão apresentados por Sandra Guimarães e pela professora Denise Meira, do Câmpus Florianópolis, durante o seminário Memória & Memórias, organizado pela instituição dentro da programação da Semana Nacional dos Museus. O evento será realizado no auditório da Reitoria, nos dias 15 e 16 de maio. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade externa. Leia mais sobre o evento clicando aqui.

Clique aqui para consultar a Portaria 678, que formaliza a criação do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC.