Mostra apresenta a transformação do Design ao longo do tempo

7. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Foi realizada nesta terça-feira (7) a abertura da 20ª Mostra Design do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizada pelo curso superior de tecnologia de Design de Produto do Câmpus Florianópolis. A mostra continua até a próxima quinta-feira (9) e é aberta ao público em geral.

SONY DSCEstiveram presentes na abertura a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider; o diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior; a professora orientadora da mostra, Conceição Garcia Martins; a coordenadora do curso de Design de Produto, Raquel de Oliveira Bugliani, além da Comissão Organizadora do evento e demais alunos do curso.

A reitora do IFSC ressaltou que a essência do evento é a criatividade e a transformação. “A Mostra de Design sempre nos surpreende de forma positiva”, disse Maria Clara. Já o diretor-geral do câmpus destacou o trabalho dos professores do curso e o envolvimento dos alunos na organização do evento. “A transmissão de responsabilidade aos alunos sob orientação do corpo docente faz com que esse evento aconteça”, destacou Gariba.

SONY DSCO tema escolhido para esta edição da mostra foi Mentes Temporais, como forma de abordar a transformação do Design no Brasil ao longo dos seus 50 anos. “Vamos abordar a história do ontem, o hoje e os desafios para o amanhã. Afinal, só se faz futuro no presente”, disse Camilla Macedo, integrante da Comissão Organizadora do evento.

A mostra é composta por uma exposição de trabalhos feitos pelos alunos de todas as fases do curso, além de palestras, oficinas e mesas-redondas, em que é necessário fazer inscrição prévia no local. As 200 primeiras pessoas que fizerem a inscrição ganharão um kit com brindes dos patrocinadores do evento.

Confira a programação para quarta e quinta-feira:

4ª | 8 de maio

8h – 9h20
Design como ferramenta estratégica com Grão – Semente Digital

09h40 – 11h30
Palestra “Ergodesign e usabilidade no processo projetual de produtos” com Cláudia Mont’alvão

13h30 – 15h30
Seminários de Produção Acadêmica
Mini-auditório de Eletrônica
13h30 – 14h
“Materiais, superfícies e percepções” por Thaís Guimarães Dos Santos (IFSC)
14h – 14h30
“Projetos de embalagem para fones de ouvido” por Thiago Alves Vieira (UDESC)
14h30 – 15h
“Um Boizinho-de-Mamão: O projeto de um livro pop-up” por Jean Menezes (UFSC)
15h – 15h30
“O objeto como reflexo do homem” por Cynthia Levitan (IFSC)

16h – 17h30
“Cases de Design Colaborativo com a Revista Clichê” por Revista Clichê

17h30 – 19h20
“Gestalt aplicada à Marca da 20ª Mostra” com Lucas Prisco Puga e Patrícia Laus Mattos
Modelagem

19h30 – 21h
Palestra “Regulamentação da profissão de Design no Brasil” com Freddy Van Camp

5ª | 9 de maio

8h – 9h30
Etapa de conceituação da marca do CST em Design de Produto IFSC

9h40 – 11h30
Palestra “Choque de gerações – um enfoque na “Y” com Alexandre Magalhães

13h30 – 15h
Meu Móvel de Madeira – design e processos de desenvolvimento
Mini-auditório de Eletrônica

13h30 – 15h
Palestra “Tendências do User Experience – Projetando o presente e o futuro” com Priscilla Albuquerque

15h30 – 17h30
Painel de Discussões – Possibilidades para o futuro: negócios sociais

17h30 – 19h
“De Volta Para o Futuro: movimento estudantil, empoderamento e co-criação” com pré-CoNDE Floripa

Encerramento da 20ª Mostra Design IFSC – Mentes Temporais
Hall de Convivência

Mais informações sobre a 20ª Mostra Design no site www.20mostradesign.com ou na página do Facebook www.facebook.com/MostraDesignIFSC.