Alunos do Câmpus Florianópolis criam jogos para computador

10. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Desde pré-adolescente, Marcos Vinicius Leal da Silva, de 17 anos, gosta de jogos de computadores. Esse foi um dos motivos que o levou a fazer o curso técnico integrado de Eletrônica do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foi durante o curso que o jovem passou de usuário a programador e desenvolveu seu primeiro jogo. Nesta terça-feira (7), Marcos foi um dos estudantes que fizeram demonstrações dos seus trabalhos durante a I Mostra de Games do IFSC.

Organizado pelo Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) em parceria com a empresa júnior do curso R2R Tecnologia, o evento foi realizado até quarta-feira (8) no Câmpus Florianópolis. Além das demonstrações dos trabalhos dos alunos, a Mostra teve palestras no período noturno dos dois dias.

Parte dos trabalhos apresentados foi desenvolvida na disciplina “Programação C” do curso técnico integrado de Eletrônica, ministrada pelo professor Fernando Pacheco que é o coordenador da Mostra. De acordo com Pacheco, essa é uma linguagem de programação muito trabalhada na área de Eletrônica. “Durante o curso técnico, essa é a linguagem de programação que ensinamos para os alunos, que iniciam o trabalho praticamente sem nenhuma experiência na área e terminam a disciplina com a produção de um jogo”, conta.

O professor explica que a programação C pode ser usada para diversos fins, como por exemplo, em sistemas embarcados. “A ideia de aplicar a programação no desenvolvimento de jogos foi para motivar os alunos”, explica. Outro motivo também foi mostrar que a área de Eletrônica vai além do hardware. “É importante para os alunos e as pessoas de maneira geral saberem que a área de eletrônica não lida apenas com hardware, mas há uma parte de software envolvida”, diz Pacheco.

Criatividade nos jogos

O estudante Marcos – que atualmente é o presidente da R2R Tecnologia – fez uma releitura do popular jogo Bomberman. A versão foi denominada Bombermago e segue a linha do jogo de estratégia para derrotar o inimigo. Depois de muito trabalho, o jovem se diz recompensado. “É gratificante ver o jogo funcionando”, afirma o aluno que fez o curso técnico em Eletrônica e hoje integra primeira turma do curso de Engenharia Eletrônica do câmpus.

Trabalhar com o desenvolvimento de jogos é um dos planos de Marcos. “Depois de ter muita prática no curso técnico, resolvi fazer engenharia em busca de mais conhecimento teórico e estou bem interessado na área dos jogos”, conta.

Aos 15 anos, Johann Schmitdinger, ainda não cursou a disciplina de Programação C – dada na 7ª fase do curso técnico integrado -, mas já desenvolveu seu primeiro jogo graças ao treinamento recebido no programa de trainee da empresa júnior do curso. O atual diretor de RH da R2R Tecnologia teve a inspiração de criar o Xtreme Nachos quando estava comendo “nuggets” em uma lanchonete.

No jogo, o personagem tem que pegar nachos de um lado da festa e mergulhar em um pote com molho de cebola no lado oposto. Ao fazer isso pela segunda vez, os convidados da festa não gostam e começam a lançar objetos no personagem – que tem que desviar e continuar a pegar os nachos.

Atrativo para os mais novos e engraçado para os mais velhos, o jogo estimulou a criatividade e a lógica de programação do estudante que está na terceira fase do curso técnico integrado de Eletrônica. “O legal é que, a partir das nossas ideias para o jogo, criamos a necessidade e temos que descobrir como fazer utilizando a programação”, ressalta. Apesar de não saber ainda o que fazer no futuro, Johann tem uma certeza: “Meu novo hobby será criar jogos”, afirma.

Tags: