Semana da Matemática desperta interesse de alunos pela disciplina

10. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Notas

semana da matematica gasparPara marcar o Dia do Matemático, comemorado no dia 6 de maio, o Câmpus Gaspar realizou entre os dias 6 e 10 a II Semana da Matemática. Durante os cinco dias, os alunos dos cursos integrados foram estimulados a resolver desafios matemáticos no horário de intervalo das aulas. Reunidos em grupos de até três integrantes, eles discutiam os desafios e entregavam as soluções para os professores de matemática do câmpus, que, por sua vez, atribuíam pontuação às respostas corretas. Os alunos Júlia Gonçalves, Petterson Matheus de Souza e Beatriz Stupp Mendes, do curso técnico integrado em Química I, foram os vencedores do desafio e ganharam prêmios. “Atividades como essa estimulam os alunos a desenvolver desafios matemáticos e a ampliar seu interesse pela disciplina”, ressalta a professora de matemática Vanessa Oechsler.

O Dia Nacional da Matemática foi instituído pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para divulgar a disciplina como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo, bem como sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando mostrar que aprender matemática não é difícil nem privilégio de “gênios”. A data de 6 de maio foi escolhida para homenagear o nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, professor autor de extensa obra na área e que adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações.

Tags: