Sistema Integrado de Gestão é apresentado ao Colégio de Dirigentes

10. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O IFSC vai começar em breve o processo de implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), totalmente online, apresentado na segunda-feira, dia 6, em reunião do Colégio de Dirigentes aberta também aos demais servidores e com transmissão por vídeo para os câmpus. O SIG, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é composto por 51 módulos. A apresentação foi feita por Gleydson Lima (foto), diretor de tecnologia da informação da empresa SIG Software, responsável pela implantação no IFSC, que deve levar cerca de três anos e meio.

SONY DSCO SIG é composto por quatro sistemas: Sigaa-EPT, para a área acadêmica; SIGRH, para gestão de pessoas; Sipac, para administração; e SIG-Eleições, para conduzir processos eleitorais eletrônicos. Eles compartilham um banco de dados comum, evitando a duplicidade e a desatualização de informações. Vão também otimizar e agilizar processos da área administrativa e de ensino, pesquisa e extensão.

Por serem integrados, as ações iniciadas em um módulo continuarão em outro. Imagine, por exemplo, que um professor registrará um determinado livro no plano de ensino. A biblioteca do câmpus recebe a informação sobre a inclusão desse livro no plano de ensino e, caso não haja o exemplar no acervo, isso gerará um pedido de compra, que poderá ser autorizado pelo bibliotecário. Todo o processo ocorre dentro do sistema integrado.

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, explica que a adoção do sistema trará mais agilidade e transparência à gestão do IFSC. “Vai melhorar o fluxo de informações, que não ficarão mais em setores isolados. Muitos processos que hoje estão em planilhas serão informatizados e terão um fluxo definido”, conta. Haverá também portais de informação que podem ser abertos ao público externo.

Serão implantados 13 módulos no primeiro ano, 17 no segundo, 16 no terceiro e cinco módulos no primeiro semestre do último ano. Em cada etapa, será feita a migração de dados dos sistemas hoje em uso pelo IFSC e o treinamento dos servidores para trabalhar com o novo sistema. “É muito mais complexo do que implantar um software. Se fosse só isso, em 30 dias a gente faria. O principal desafio é criar uma cultura de gestão. É um sistema integrado, mais difícil de implantar, mas mais completo”, diz Gleydson Lima, da SIG Software.

O calendário de implantação dos módulos foi definido pelo Comitê de Tecnologia da Informação do IFSC em conjunto com a empresa. Os módulos Férias e Protocolo serão os primeiros a ser implantados.

O investimento do IFSC no SIG é de aproximadamente R$ 3 milhões durante os próximos quatro anos. O proprietário do sistema é a UFRN, que será responsável pela capacitação e apoio negocial para o Sipac e SIGRH. A SIG Software é a única empresa licenciada pela universidade do Rio Grande do Norte a fazer a implantação do sistema. À empresa caberá, além da implantação de todos os módulos, a capacitação e apoio negocial do Sigaa-EPT.

Hoje cerca de 30 instituições usam o sistema da UFRN – entre elas, os Institutos Federais de Alagoas, Paraná e Sergipe, e a maior universidade federal do Brasil, a do Rio de Janeiro (UFRJ).