IFSC promove exposição de astronomia

17. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

exposição cometasO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA/JBS) promovem a exposição Cometas em 2013, no hall do Câmpus Florianópolis. O evento será realizado de 21 a 24 de maio, das 9h às 20h.

A exposição faz parte do projeto de extensão “Ora (direis) ouvir estrelas!”, desenvolvido pelo núcleo José Brazilício de Souza e mantido pelo programa institucional de apoio a projetos de extensão (APROEX 01/2013/PROEX) do Ministério da Educação.

A exposição Cometas 2013 apresenta os registros de dois cometas que passaram pelos hemisférios sul e norte no início de 2013. O cometa C/2011 L4 PanSTARRS ficou visível de junho de 2012 a fevereiro de 2013, e o C/2012 F6 Lemmon apareceu em dezembro de 2012 e ainda pode ser observado nas madrugadas deste mês de maio.

Os cometas foram estudados pelos observadores do núcleo José Brazilício de Souza desde o momento que apresentaram brilho suficiente para serem registrados. A estrutura dos cometas, as características e fotos serão expostas para alunos, servidores e o público em geral.

O quê: exposição Cometas em 2013
Onde: Hall de entrada do Câmpus Florianópolis