20. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

Pioneiro na educação bilíngue em Libras/Português na América Latina, o Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o primeiro curso técnico de tradução e interpretação de Libras do País. São 32 vagas e o início das no segundo semestre deste ano. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br.

O curso terá duração de quatro semestres para alunos que aprenderão a Libras no curso e de três semestres para quem já dominar a Libras de maneira atestada por validação de competências. As aulas serão realizadas no período noturno. A taxa de inscrição para o curso é de R$ 30,00 .

O técnico formado nesse curso realiza a tradução e interpretação entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, utilizando técnicas de tradução e interpretação em diferentes espaços, respeitando a ética profissional e as culturas surdas. A oferta do IFSC busca contribuir para a formação de intérpretes qualificados no estado. Segundo o Censo 2010 do IBGE, Santa Catarina possui cerca de 300 mil surdos e são poucos os profissionais com a formação em tradução e interpretação de Libras.

O curso do IFSC é o primeiro do tipo no País. “Em função da proposta catarinense o Ministério da Educação incluiu o curso técnico de tradução e interpretação de Libras no catálogo nacional de cursos técnicos”, destaca o diretor-geral do Câmpus Palhoça-Bilíngue, Vilmar Silva.

Outros cursos

Além desse curso, o Câmpus Palhoça Bilíngue também está com inscrições abertas para o curso técnico subsequente de Produção de Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português), também inédito no País. São 32 vagas para o período noturno e não há taxa de inscrição. O câmpus oferece ainda 40 vagas para o curso Proeja/FIC, em que os alunos terminam o Ensino Fundamental Bilíngue Libras/Português e ainda fazem um curso profissionalizante em Fotografia Digital: Edição de Imagens.

Em todo o Estado, o IFSC está com inscrições abertas para 80 cursos técnicos e de graduação distribuídos em 16 cidades. Ao todo, são 2.883 vagas para 18 câmpus. As inscrição terminam no dia 10 de junho.

O vestibular para os cursos de graduação será realizado no dia 23 de junho. Já o exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para o dia 30 de junho.

Tags:

Um comentário até o momento. em "IFSC oferece o primeiro curso técnico de tradução e interpretação de Libras do País"

1. Ernandes Barroso Lourenço disse:

Prezado Sr. Reitor,

Gostaria muito de fazer o Curso “Técnico de Tradução e Interpretação de Libras”. Há previsão para o mesmo ser disponibilizado em forma de EAD? Se não, como eu poderia adquirir o material usado no curso? A empresa que trabalho está recebendo, pela primeira vez, um Jovem Aprendiz com surdez total. Eu gostaria muito de ser um elo importante na integração dele, tanto social como profissional, mas não temos no Amazonas um curso técnico como o oferecido pelo IFSC. Agradeceria muitíssimo sua consideração nesse assunto.

Ernandes Barroso Lourenço
    Caixa Postal 4355