Câmpus Garopaba adota programa de reciclagem

22. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

CIMG0721 (2)Na semana passada, foi comemorado o Dia Mundial da Reciclagem – em 17 de maio. Para marcar a data, o Câmpus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) iniciou um programa de sustentabilidade. Uma das ações é fazer o descarte consciente de resíduos no câmpus.

A proposta faz parte do projeto de Gestão Ambiental do câmpus, dividido em seis programas: gestão de resíduos, água, energia, mobilidade, paisagismo e educação ambiental. A intenção do programa de gestão de resíduos é diminuir a quantidade de detritos na coleta normal que é destinada à aterro sanitário. O material reciclável será encaminhado para empresas especializadas em reciclagem, o orgânico para compostagem e o restante (não recicláveis) para coleta comum.

CIMG0722A professora Elisa Serena, que está envolvida no projeto, destaca que a colaboração de alunos e servidores nesta campanha é fundamental para que o lixo tenha uma destinação correta. “Além das lixeiras dos materiais recicláveis separadas por categoria no hall de entrada do câmpus, tem também a lixeira de resíduos (não recicláveis) ao lado para aqueles materiais que não se encaixam em nenhuma delas”, explica.

Neste ano, o IFSC iniciou o programa IFSC Sustentável, que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental das atividades desenvolvidas pelo Instituto nos recursos naturais e desenvolver a cultura da sustentabilidade. Uma das ações já realizadas na Reitoria e em todos os câmpus foi a adoção de canecas para substituir os copos descartáveis. Outras iniciativas estão previstas para o Câmpus Garopaba, como a coleta de óleo de cozinha, tornando o câmpus em um ponto de coleta para a comunidade e fomentando ações de pesquisa para produção de biodiesel.

Para saber mais sobre o programa IFSC Sustentável, clique aqui.

Estude no IFSC

Estão abertas até 10 de junho as inscrições para os cursos técnicos e de graduação do IFSC. Ao todo, são 2.883 vagas em 16 cidades, todas para início no segundo semestre de 2013. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.