Secretário do MEC visita o IFSC

23. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

SONY DSCNesta quarta-feira (22), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marco Antônio de Oliveira, esteve na reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para tratar sobre programas governamentais, as obras nos câmpus da instituição catarinense e a execução orçamentária. Durante a reunião, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, discutiu sobre as metas pactuadas entre o Instituto e a Setec no início do ano e as possibilidades de atuação no estado. Um novo encontro foi marcado para início de junho em Brasília.

Entre as metas estabelecidas entre o IFSC e o MEC no início do ano, estavam a realização de obras e uma maior adesão aos programas Mulheres Mil e de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com Maria Clara, tudo o que foi pactuado já foi cumprido – com exceção da construção da sede definitiva do Câmpus Itajaí. “A obra de Itajaí está parada por ordem judicial por um problema com a construtura que foi negligente e tudo que podíamos fazer já fizemos”, destaca.

Neste mês de maio, foram publicados os editais para a construção do Câmpus Tubarão e para a ampliação do Câmpus Caçador. E em breve serão iniciadas as obras de ampliação dos câmpus Urupema e Florianópolis-Continente.

SONY DSCEm relação ao novo prédio do Câmpus Itajaí, a reitora do IFSC apresentou para o secretário as dificuldades enfrentadas na cidade para a construção da sede definitiva. “O secretário ficou sensibilizado com a situação, afinal, estamos encontrando muitos impedimentos, tanto para retomar as obras quanto para alugar um outro prédio maior para a sede provisória”, conta. Segundo a dirigente, o IFSC está estudando formas de conseguir atender a comunidade da região. “Estamos vendo com o MEC as possibilidades para atuarmos na região de outra forma e poderemos ter novidades depois da reunião que teremos em junho com o secretário”, adianta.

Sobre programas governamentais

Em relação aos programas Mulheres Mil e de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o IFSC já atingiu a meta estabelecida com o MEC para este ano e pretende ampliar ainda mais a sua atuação. Cerca de 5,5 mil pessoas já foram ou estão sendo atendidas pelo Pronatec em 20 câmpus do IFSC. Já o programa Mulheres Mil tinha, ano passado, a adesão de seis câmpus e esse ano o número já chega a 11. Atualmente, o programa é desenvolvido em Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Carlos e São Miguel do Oeste.

A execução orçamentária também foi outro ponto tratado na reunião. “Fizemos ajustes com a Setec para a liberação de limites e vamos levar na reunião do dia 4 de junho um cronograma de necessidades e valores de investimentos do IFSC”, ressalta Maria Clara.

Tags: