Câmpus Caçador promove palestra sobre RH estratégico

24. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

palestra_cacadorO Câmpus Caçador do IFSC promoveu, no dia 23 de maio, a palestra “O RH como setor estratégico”, com a psicóloga organizacional Sayonara Dutra, formada pela Universidade do Vale do Itajaí, com pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

O evento, que contou com a participação de 45 funcionários de recursos humanos de diversas empresas de Caçador, como Reunidas, Somar, Super Suprema, Lamipack, Adami, entre outras, abordou temas como RH operacional versus RH estratégico, recrutamento e seleção, controle do absenteísmo, responsabilidade social como forma de retenção do funcionário e responsabilidade do RH com os resultados da empresa.

A palestrante enfatizou, desde o início, que a intenção do encontro era gerar reflexão, trazer perguntas que fizessem os participantes refletir e repensar suas práticas profissionais. “As empresas são centros de lucros, mas elas precisam existir pelas pessoas, não apesar das pessoas”, afirmou Sayonara. A psicóloga ainda salientou que as empresas devem buscar um lucro sustentável e, se possível, duradouro, para que as empresas não se extinguam em duas ou três gerações. “Para isso, os Rhs precisam se reinventar e assim colaborar de fato com as empresas” disse ela.

palestra_cacador2Para a participante Franciele Piana, da empresa Reunidas, discutir assuntos sobre a área em que atua é sempre muito bom. “Às vezes achamos que as dificuldades só acontecem conosco, e a troca de experiências é muito rica”, diz ela.

O organizador do evento, servidor técnico-administrativo do câmpus, Jefferson Liczkoski, que atualmente coordena o Serviço de Integração Escola-Empresa do câmpus, explica que a ideia foi oferecer uma palestra de qualidade aos funcionários de RH de Caçador, além de tornar mais próximo o contato com as empresas, facilitando a identificação da demanda profissional dos empresários locais e a consequente oferta de cursos direcionadas ao mercado de trabalho. “Tivemos o dobro da procura que imaginávamos pela palestra. O evento foi um sucesso e já estamos programando outros”, garante Jefferson.

Os participantes foram recepcionados por professoras e alunas do curso técnico concomitante de Vestuário. Além disso, todos receberam certificados e participaram de um coffee-break.