Projeto de extensão incentiva ações de educação ambiental

24. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

Oficina dc Campus CanoinhasIniciado neste mês de maio, o projeto de extensão Agroecologia e Agricultura Urbana no Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), terá atividades até agosto. Com o tema “Plantando ideias e colhendo bem viver”, as oficinas são abertas à comunidade e é necessária a inscrição prévia.

O projeto tem como objetivo promover ações de educação ambiental e cultivar o cuidado com o ambiente acadêmico. “A valorização do ser humano e as relações sociais são aspectos fundamentais na convivência em sociedade, onde as práticas agroecológicas estão inseridas na proposta para o convívio na comunidade escolar e da região” conta Andrea Becker Delwing, coordenadora do projeto.

Os participantes do projeto de extensão terão um amplo aprendizado em relação à arte e o ambiente, agregando valores e conceitos para passar adiante. As oficinas estão divididas em duas propostas, as práticas meditativas e de expressão corporal; e as atividades de reflexões práticas agroecológicas.

As inscrições para participar das oficinas podem ser feitas pelo telefone (47) 3627-4500, ramal 212 , pelo e-mail andrea.becker@ifsc.edu.br ou no próprio câmpus (Av. Expedicionários, s/n Bairro Campo da Água Verde) na sala de extensão e pesquisa.

Confira a programação:

22/05 (quarta-feira)
– Danças circulares: possíveis diálogos entre arte e meio ambiente
– Facilitador: Professora Andréa Becker Delwing (IFSC – Câmpus Canoinhas)
– Horário: 14h às 17h

29/05 (quarta-feira)
– Técnicas corporais focadas no pilates
– Facilitador: Professora Louise Ribeiro Isphair Pires (academia Espaço Livre – Canoinhas)
– Horário: 13h30 às 15h
– Vagas: 20

05/06 (quarta-feira)
– Agroecologia: produção de alimentos para a vida sustentável em sistema de horta mandala
– Facilitador: Educadores e educandos da escola latino-americana de agroecologia, Lapa/PR (ELAA/ICA/Lapa-PR): Edson R. dos Santos, José M. Tardin, Franciane L. Gotardo e Pilar O. Parra
– Horário: 14h30 à 17h30

06/06 (quinta-feira)
– Princípios básicos e práticos de compostagem e minhocário
– Facilitador: Daniel Uda (Epagri – Canoinhas)
– Horário: 13h15 às 17h
– Vagas: 40
Obs: Os participantes serão conduzidos de ônibus para a propriedade de agricultores ecológicos do município.

20/06 (quinta-feira)
– Teatro cooperativo: o corpo, o espaço e o grupo
– Facilitador: Professor Paulo Guilherme Stahnke (IFSC – Câmpus Gaspar)
– Horário: 19h às 22h