Comunidade acadêmica do Câmpus Itajaí faz protesto na Câmara de Vereadores

27. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

Na última quinta-feira (23), cerca de 30 alunos e servidores do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram um protesto durante uma sessão da Câmara de Vereadores do município para pedir apoio dos parlamentares na busca de uma solução para as obras da sede definitiva do câmpus. A construção foi iniciada em maio de 2009 e está parada desde o final de 2010 por um processo judicial movido pela construtora responsável pela obra. Após a manifestação, os vereadores afirmaram que convidarão os representantes da empresa para dar explicações no plenário.

O protesto foi uma iniciativa dos próprios estudantes do câmpus. O aluno Luís Bonifácio, do curso técnico de Pesca e representante dos discentes, explica que a ideia surgiu em função da demora para a finalização das obras da sede definitiva do câmpus. “Temos professores excelentes que não conseguem ter o êxito que poderiam por falta de infraestrutura e precisamos de uma solução”, afirma.

A direção-geral do câmpus apoiou a manifestação dos alunos. O diretor Widomar Carpes Jr. discursou na tribuna da Câmara de Vereadores pedindo apoio para a continuidade das obras. “Estamos vivenciando uma situação lamentável em que não conseguimos viabilizar uma obra que trará benefícios a toda comunidade”, destaca.

A servidora Patrícia Oliveira Rebelo Leite, coordenadora de Gestão de Pessoas do câmpus, foi uma das servidores que participou do protesto. “Precisamos muito da sensibilização de todos nesta busca por uma solução rápida, pois está muito critica a situação do nosso câmpus”, disse.

Na semana passada, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, conversou com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira, sobre os problemas enfrentados na região. “Tudo que podíamos fazer já fizemos e, infelizmente, estamos aguardando o andamento do processo na Justiça”, lamenta a dirigente.

Enquanto a obra está parada, a direção-geral do câmpus busca minimizar as dificuldades enfrentadas em relação à infraestrutura alugando uma outra sede provisória. “Estamos buscando alternativas, mas também está difícil conseguir alugar um outro imóvel”, conta Widomar.

O estudante Luís adianta que outras manifestações serão organizadas para buscar uma solução. “Eu não vou poder estudar na sede definitiva, mas espero que meu filho e toda a comunidade possam usufruir de uma estrutura adequada a uma instituição tão boa para nossa região”, ressalta.

Entenda o problema

Após a realização do processo licitatório para a construção do Câmpus Itajaí, a obra foi realizada parcialmente pela construtora, que não cumpriu o prazo para entrega. Diante disso, o IFSC aplicou as penalidades previstas no contrato que foram questionadas em juízo pela empresa.

Com o encerramento do contrato de construção do câmpus com a construtora, o IFSC realizou o processo de avaliação da obra e medição do que já havia sido realizado para dar subsidio a um novo processo de finalização da construção. Porém, quando foi iniciada a nova licitação, em maio de 2012, a construtora impugnou o processo judicialmente. Desde então o IFSC aguarda a decisão final do processo judicial para prosseguir com a obra do Câmpus Itajaí.

A sede provisória do Câmpus Itajaí funciona na Rua Tijucas, 55 , no centro da cidade. O novo prédio está sendo construído na Avenida Vereados Abraão Francisco no bairro Ressacada.
Com fotos da Câmara de Vereadores de Itajaí