IFSC oferece 140 cursos em todo o estado pelo Pronatec

28. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Governo Federal, Matérias

PRONATECO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferece 140 cursos de qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), distribuídos em 45 cidades em todas as regiões do estado. Os cursos são ofertados na modalidade formação inicial e continuada e têm duração média de três a cinco meses.

O Pronatec é um programa do Governo Federal, criado em 2011, que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Além de fazer o curso gratuitamente, o aluno ainda recebe o material didático, vale-refeição e vale-transporte.

Os cursos são ofertados nas seguintes cidades: Águas de Chapecó, Alfredo Wagner, Araranguá, Biguaçu, Bom Retiro, Caibi, Calmon, Campo Belo do Sul, Caxambu do Sul, Cerro Negro, Chapecó, Corupá, Criciúma, Descanso, Florianópolis, Forquilhinha, Fraiburgo, Garopaba, Gaspar, Governador Celso Ramos, Guaramirim, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Joinville, Lebon Régis, Matos Costa, Modelo, Nova Erechim, Nova Veneza, Otacílio Costa, Palhoça, Palma Sola, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Porto Belo, Rio das Antas, São Carlos, São Joaquim, Saudades, Schroeder, Serra Alta, Siderópolis, Urubici e Xanxerê.

Ao todo, são cerca de 5,5 mil vagas em cursos como Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Eletricista, Costureiro, Vendedor, Recepcionista, Modelista, além de cursos de idiomas, como Inglês, Espanhol e Libras.

Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município para conferir os cursos abertos. Já as pessoas desempregadas devem procurar o posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) mais próximo. Para se inscrever em qualquer curso é necessário apresentar CPF. Cada pessoa pode fazer até três cursos pelo programa, mas não simultaneamente.

Para mais informações, acesse o site do Pronatec.

Tags: