Seminário sobre computação gráfica e científica no Câmpus Florianópolis

28. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

seminario_computacaoOcorre em 10 de junho, no auditório do Câmpus Florianópolis, o III Seminário de Desenvolvimento Colaborativo em Computação Gráfica e Científica. O evento terá três palestras com pesquisadores e profissionais, apresentações dos bolsistas do Grupo de Pesquisa em Computação Científica para Engenharia (Pecce) do Câmpus Florianópolis, organizador do evento, e um debate sobre o estado da arte em computação gráfica e científica.

O seminário será realizado pelo Pecce, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O evento faz parte do calendário de atividades de extensão do IFSC, sendo gerados certificados aos participantes. Para inscrever-se e ter acesso a mais informações, acesse o site do evento. Confira abaixo a programação.

10/06/2013, segunda-feira

9h30 às 11h30 – Apresentação de trabalhos do PECCE
13h30 às 17h30 – Palestras de pesquisadores convidados
Local: Auditório Campus Florianópolis
Responsável: Grupo de Pesquisa em Computação Científica para Engenharia (Pecce)

Palestra 1 (14h)
Simulação Computacional: Física e Matemática resolvendo problemas de Engenharia
Palestrante: Fabiano Garcia, Dr. Eng.
Resumo: Serão apresentados sistemas de simulação computacional que utilizam métodos matemáticos e leis da física em diversas áreas da engenharia elétrica, civil e mecânica.

Palestra 2 (15h)
Como ganhar dinheiro com otimização aplicada
Palestrante: Douglas Vieira, PhD – Enacom Handcrafted Technologies
Resumo: Serão mostrados casos reais onde teoria e métodos de otimização foram aplicados com sucesso, gerando valor econômico para os clientes. Serão apresentadas soluções executadas para a Light (distribuidora de energia elétrica), a Cemig (geração, distribuição e comercialização de energia elétrica) e a CTEEP (transmissão de energia elétrica).

Palestra 3 (16h)
Computação gráfica e suas aplicações na engenharia, arte e entretenimento
Palestrante: Wallace Lages, MsC – Ilusis Interactive Graphics
Resumo: Serão apresentados os mecanismos básicos para a geração de imagens pelo computador e técnicas específicas para renderização em tempo real. Em seguida serão apresentados exemplos de aplicação em arte, entretenimento e engenharia.

17h
Debate sobre estado da arte.

Os comenários não estão permitidos.