Saída de campo

5. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Notas

DSCN1221No dia 25 de maio, os alunos dos terceiros módulos dos cursos técnicos integrados de Edificações e de Mecatrônica do Câmpus Criciúma fizeram uma saída de campo ao Cânion Fortaleza, no município de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. Os alunos foram acompanhados pelos professores Kenji, Edilene, Léia, Vinícius, Pedro, Nair, Angelita e do guia Ênio Frassetto. O objetivo da viagem foi observar alguns cânions, cascatas, rios, trilhas, vegetação, enfim tudo que compõe o ecossistema. Ao longo da viagem o guia e os professores deram explicações diversas sobre a flora, a fauna e a geologia do local.

DSCN1175Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. Os seus paredões lembram muralhas. Daí a origem do nome Fortaleza. As principais trilhas são a Trilha do Mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto, onde despencam as águas do Arroio Segredo; e a Pedra do Segredo, um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de 50 centímetros.

Tags: ,