Alunos do IFSC são selecionados para o Ciência sem Fronteiras

6. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus São José, Matérias

Enquanto alguns estudantes estão pensando se participam das novas chamadas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) abertas nesta semana, outro grupo de alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) já passou por isso e agora se prepara para embarcar para um intercâmbio internacional. No próximo semestre, pelo menos 16 estudantes do IFSC já receberam a confirmação da Capes, instituição de fomento do programa, e viajarão para uma instituição de ensino estrangeira. O destino dos jovens inclui universidades do Reino Unido, da Alemanha, dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e da Itália.

Katharine Schaeffer Fertig e sua irmã gêmea Kristhine Schaeffer Fertig integram esse próximo grupo de intercambistas do IFSC. Com 18 anos, as irmãs estão atualmente na 3ª fase do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José. A partir de agosto, as jovens estudarão durante um ano na Technische Universität Kaiserslautern (University of Kaiserslautern) na Alemanha.

A oportunidade de viajar pelo CsF coincidiu com um desejo de Katharine. “Já há algum tempo eu queria ir para o exterior conhecer novos lugares, principalmente a Alemanha. E, quando ingressei no IFSC, já pensava em algum dia fazer um intercâmbio estudantil”, conta. A aluna também já vislumbra os benefícios que terá pela experiência internacional. “Sei que com esta bolsa muitas novas portas vão se abrir para mim aqui no Brasil, tanto no estudo como no mercado de trabalho. E, dependendo do meu desempenho lá na Alemanha, quem sabe novas oportunidades também apareçam por lá. Isso também seria o máximo!”, destaca.

De agosto a outubro, as irmãs terão um curso intensivo de alemão e de outubro de 2013 a julho de 2014 farão o curso focado na área de engenharia. Até lá, as jovens preparam as malas com muitas expectativas. “Tenho certeza que será uma grande oportunidade e estou muito empolgada quanto a isso”, revela Katharine que já viajou para a Alemanha e conhece, inclusive, a sua futura universidade.

Primeira viagem

Já para Felipe Ragnini, a bolsa do programa CsF será a oportunidade de viajar pela primeira vez para o exterior. Estudante da 5ª fase do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó do IFSC, Felipe irá embarcar para os Estados Unidos em agosto.

Na verdade, a primeira opção do jovem tinha sido para uma instituição de Portugal, em função da facilidade do idioma. Como muitas estudantes em todo o Brasil estavam fazendo essa escolha, a Capes ofereceu a alguns alunos a oportunidade de reoptar para outro País com a garantia de fazer, primeiro, um curso intensivo no idioma do lugar.

A previsão é que Felipe embarque em agosto e permaneça até dezembro deste ano estudando inglês para só depois iniciar a graduação em sua área que durará todo o ano de 2014. “Apesar de ainda não saber a universidade, cidade e quando viajo, a expectativa é de aproveitar o choque cultural da melhor maneira possível, evoluindo pessoal e profissionalmente nesse período vivendo outra cultura capacitando-me profissionalmente”, ressalta.

A decisão de Felipe se inscrever no CsF partiu de um sonho antigo de fazer um intercâmbio internacional. “É uma experiência que com certeza será um diferencial para toda a minha carreira”, afirma.

Tags: ,