Primeiro Café Inclusivo integra portadores de necessidades especiais

6. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

050613_cafe_inclusivo_01 02Nesta quarta-feira (5) o Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) através do Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (NAPNE), realizou a primeira edição do Café Inclusivo. O evento ocorreu na biblioteca da instituição com a presença de representantes de entidades, associações, alunos, professores, funcionários e deficientes visuais e cadeirantes.

Membro do NAPNE como docente da área de Ambiente e Saúde, Luciane Costa de Oliveira explicou que o grupo de trabalho realiza ações afirmativas dentro do câmpus. A proposta é integrar cada vez mais as pessoas com algum tipo de deficiência à instituição. “Buscamos debater e difundir tudo que está ligado às questões de inclusão. Um série de ações acontecem a todo momento e este primeiro Café Inclusivo faz parte delas” conta.

050613_cafe_inclusivo_04_Valter_e_CelinaHistórias como a do casal Celina Garcia e Valter Luiz Gonçalves emocionaram o público. Com deficiência visual, os funcionários públicos relataram que a determinação nos estudos foi fundamental para a aprovação no concurso. “Fizemos cursinho preparatório para a prova durante vários meses. Não foi fácil, mas hoje temos nosso trabalho por conta de nosso esforço”, conta Valter. Além deste trabalho, eles ainda são colaboradores efetivos do Hospital Geral e Maternidade Teresa Ramos, em Lages. Celina trabalha no setor de raio-x e Valter é telefonista.

050613_cafe_inclusivo_02_Eduardo Carvalho_de_LimaCom a mesma deficiência do casal, o músico Eduardo Carvalho de Lima toca seis instrumentos musicais. Outro depoimento comovente foi o de Rita Cardoso Wolf. Ela nasceu em uma família com nove irmãos, onde mais quatro deles nasceram cegos. Sua vida sempre foi difícil e em muitos momentos pensou em desistir. Rita confidenciou que sua amiga Celina, também presente no evento, foi quem lhe deu força e motivação para seguir em frente nos estudos. Hoje ela é pedagoga e psicóloga, e ainda leciona aulas de braile.

050613_cafe_inclusivo_11O cadeirante Alcenir Sebastião Sá é bacharel em letras e escritor, atualmente faz parte da Associação Lageana de Escritores (ALE) e da Associação Serrana de Deficientes Físicos (ASDF). A deficiência nunca foi um empecilho para trabalhos comunitários e nem de participar de órgãos de representação.

Visando aproximar as comunidades escolares, o NAPNE do Câmpus Lages do IFSC realiza em todos os semestres ações com alunos e comunidade. Uma iniciativa para integrar portadores de necessidades especiais à sociedade, buscando a melhor convivência entre todos os envolvidos no ambiente escolar.