Câmpus Florianópolis promove audiência pública sobre Plano Diretor

7. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

SONY DSCLevantamento realizado em 2012 no Câmpus Florianópolis com todos os departamentos acadêmicos revelou uma demanda desafiadora: para cumprir com êxito os objetivos institucionais de ensino, pesquisa e extensão, e levando em conta o processo de expansão e suas decorrentes criação de novos cursos e admissão de novos alunos, até o ano de 2032 as áreas construídas no terreno da avenida Mauro Ramos precisariam praticamente dobrar, acrescentando cerca de 22 mil m² aos atuais 25.013,42m² em funcionamento.

O cálculo foi feito pela equipe da Comissão Permanente do Plano Diretor do Câmpus Florianópolis (CPPD), inicialmente constituída como grupo de trabalho do Colegiado, mas que em 2012 teve sua natureza alterada em função da importância estratégica do tema para a gestão. “Um trabalho nesse sentido já havia sido iniciado em anos anteriores, mas quando a comissão começou a trabalhar nessa nova realidade nós verificamos a necessidade de identificar novas demandas dos departamentos em relação aos levantamentos inciais”, explica Fernanda Simioni Such, professora do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACC).

A projeção das necessidades de ampliação da estrutura física do câmpus é apenas um dos aspectos do Plano Diretor, documento em elaboração que vai orientar o uso e ocupação do solo das instalações do IFSC na avenida Mauro Ramos. A comunidade interna do câmpus poderá conhecer e discutir o teor do documento proposto no próximo dia 15 de junho, em audiência pública para a qual são convidados alunos, servidores docentes e técnico-administrativos. Os interessados devem se inscrever por este link. A audiência está marcada para as 8 horas e o local será definido em função do número total de inscritos.

De acordo com a minuta do documento, o zoneamento proposto para a área total de 49.480,87m² do Câmpus Florianópolis será dividido em quatro setores: Área de Ensino (AE), Área Administrativa (AA), Área Comunitária (AC) e Área Verde (AV). Uma das diretrizes é restringir a circulação comum entre as funções de ensino, administrativa e comunitária, organizando melhor os setores em espaços destinados a cada uma dessas características. A priorização de áreas de convívio e lazer sobre áreas de circulação de veículos é outro objetivo, além da modificação, já em estudo, do sistema de circulação de veículos no câmpus. A ideia é que os automóveis circulem pelos extremos do câmpus, em sentido único, onde encontrarão novos bolsões de estacionamento. Dessa forma, a circulação de pedestres no interior da área fica favorecida.

Município

Ao ter suas diretrizes definidas, o Plano Diretor do Câmpus Florianópolis precisa estar alinhado à legislação de uso e ocupação do solo do município, salienta o coordenador da Comissão Permanente, Elon José Lenzi. Buscando dialogar com a administração municipal nessa direção, integrantes da CPPD e da Direção Geral do câmpus reuniram-se na última quarta-feira (5) com o superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Dalmo Vieira Filho.

“Nós entregamos um documento com solicitações para que o zoneamento a ser definido no novo plano diretor do município atenda às necessidades de ampliação do câmpus, levando em conta a importância social da instituição”, detalha Lenzi. Isso porque, se a legislação em vigor tem vários fatores que limitam a ampliação das áreas construídas, a proposta do novo Plano Diretor municipal, em discussão desde 2007, define para a área do câmpus o enquadramento em duas diferentes tipologias de zoneamento (Zona Mista Comercial 2 e Zona Mista Residencial 4), que também não atenderiam às necessidades da instituição. Na avaliação de Lenzi, o presidente do Ipuf foi bastante receptivo à solicitação do IFSC e afirmou que as observações apresentadas pela equipe técnica do câmpus serão consideradas nos próximos debates em função do novo Plano Diretor. “Nossa proposta é que o zoneamento continue definido como Área Comunitária Institucional (ACI)”, esclarece Lenzi. Para acompanhar as discussões em torno da nova lei, a CPPD conta também com o apoio do representante do Distrito-sede no Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo.

Trânsito

SONY DSCOutro assunto discutido com o superintendente do Ipuf foi a necessidade de alterações no sistema viário da avenida Mauro Ramos que garantam a segurança dos pedestres e dos próprios motoristas, em especial os que circulam no sentido da Beira-mar Norte para o centro, que precisam parar no meio da pista, na altura da rua General Bittencourt, para converter à esquerda e entrar no câmpus. De acordo com Lenzi, uma possível solução envolveria a construção de uma nova faixa de pedestres em nível – ou seja, mais alta em relação ao leito da avenida -, o fechamento do canteiro central em frente ao acesso principal do câmpus e a construção de um retorno alguns metros à frente, o que garantiria mais segurança aos motoristas. A definição das alterações será feita em encontro a ser agendado com representantes do setor específico do Ipuf que atua nessa área.

SERVIÇO
O quê: Audiência pública sobre o Plano Diretor Participativo do Câmpus Florianópolis
Quando: sábado, 15 de junho
Horário: 8h