Semana do Meio Ambiente movimenta vários câmpus do IFSC

7. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

Esta semana, alguns câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram diversas atividades para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Foram várias palestras, visitas técnicas, apresentações, mostras e oficinas que promoveram o debate e a reflexão sobre o tema. Confira abaixo um resumo das atividades em alguns câmpus.

Canoinhas

atalanta3No dia 4 de junho, os alunos dos módulos II e III do curso técnico de Agroecologia do Câmpus Canoinhas fizeram uma visita técnica ao município de Atalanta, onde participaram de atividades que relacionaram educação ambiental, área de proteção ambiental, reflorestamento e produção orgânica. Os alunos foram acompanhados dos professores Felipe Moron Escanhoela, Lauro William Petrentchuk e Orlando Rogério Campanini.

atalanta1Durante a visita ao Parque Municipal Mata Atlântica, a secretária de Turismo e Meio Ambiente do município, Jaqueline Pesenti, falou sobre a história do município e de como ele conseguiu se tornar modelo de preservação ambiental para o Estado de Santa Catarina. Em seguida, o grupo percorreu uma trilha em meio a Mata Atlântica, podendo vislumbrar a cachoeira Peral do Gropp, principal atração do parque, que conta com uma queda de água de 41 metros.

Na visita a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver um trabalho de campo sobre recuperação ambiental no âmbito da Mata Atlântica junto ao presidente da associação, Edegold Schäffer. Os resultados motivaram a todos no sentido de perceber que é possível sair da condição de degradação para a de sustentabilidade.

atalanta4Em seguida, os estudantes foram envolvidos em atividades práticas, relacionadas ao preparo do substrato para as mudas, auxílio no transplante das mudas da sementeira para as embalagens individuais e tiveram explicação sobre o funcionamento do viveiro. Os alunos foram presenteados com mudas de espécies nativas e firmaram o compromisso de replantio e cuidados das mudas em suas residências ou propriedades rurais.

Os visitantes também conheceram a nova sede administrativa e educativa da Apremavi, o Centro Ambiental Jardim das Florestas, uma estrutura de treinamento com três andares, capaz de receber a comunidade, os pesquisadores e os estudantes em futuras ações de educação ambiental e capacitação para a restauração ecológica. Completando a atividade, o grupo visitou uma propriedade rural particular, onde há o desenvolvimento da agricultura orgânica.

Caçador

cacadorAlunos e servidores do Câmpus Caçador participaram, na quinta-feira (6), de uma palestra com a engenheira ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Raquel Almeida. A convidada apresentou diversos conceitos ligados ao meio ambiente, falando sobre recursos renováveis e não renováveis, impacto ambiental, poluição, resíduos e sustentabilidade. “Fala-se muito em sustentabilidade, mas é importante salientar que um empreendimento ou atividade só pode ser sustentável se for ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo”, explicou Raquel.

cacador2Outro tema abordado foi o da responsabilidade do cidadão com o meio ambiente. “Precisamos pautar nosso dia a dia nos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar”, disse a engenheira, que ressaltou a importância de controlar o excesso de consumo e de separar o resíduo entre orgânico e seco, para que o material reaproveitável seja encaminhado a indústrias de reciclagem. Para a aluna do curso técnico de Vestuário, Deise Matielo, o evento foi muito rico e esclarecedor. “Gostei tanto que convidei a Raquel para fazer uma palestra na comunidade onde moro”, disse a estudante.

 

Gaspar

semana1O Câmpus Gaspar promoveu diversas atividades ao longo da semana. A abertura, realizada no dia 3 de junho, contou com apresentações artísticas e com a palestra “Os objetivos do Milênio”, por Flavia Regina Moraes Giacomozzi. A palestra apresentou a importância desse programa da ONU, do qual o IFSC já está participando por meio do movimento “Nós podemos Santa Catarina”.

Na quarta-feira (5) foram realizadas quatro oficinas que tiveram como público as alunas do programa Mulheres Mil do Câmpus Gaspar: Cozinha sustentável, Produção de sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado, Produção de papel reciclado e Produção de puffs de garrafa pet. Segundo as gestoras do programa no Câmpus Gaspar, Vanessa Oechsler e Ana Paula Kuczmynda da Silveira, a ideia dessas oficinas é tornar as alunas multiplicadoras de práticas sustentáveis na família e na comunidade, além de proporcionar geração de renda.

Foto palestrante modaAinda no dia 5, os alunos do curso técnico de Modelagem do Vestuário acompanharam a palestra “Moda e Sustentabilidade: implicações éticas, sociais e ambientais” com a professora Neide Köhler Schulte da Udesc. A professora falou sobre o projeto que coordena na universidade há dez anos, o Ecomoda, que busca caminhos sustentáveis para a moda. Segundo ela, está havendo uma mudança no setor, em que não é necessário um produto novo, mas sim uma ideia nova. A professora trouxe diversos itens de sua coleção para mostrar ao público, todos dentro do conceito de moda sustentável.

GEDSC DIGITAL CAMERAJá na quinta-feira (6) foi realizado o lançamento do Jornal Literário Papéis Avulsos, fruto de um projeto de extensão do câmpus, mantido com a ajuda da pró-reitoria de Extensão e Relações Externas do IFSC. O projeto representa uma iniciativa binacional, que une o Brasil ao Timor Leste e a literatura desses dois países. O jornal circulará em versão impressa, na forma de jornal mural, e também em versão eletrônica. O lançamento do jornal, que tem uma proposta sustentável, envolveu uma palestra sobre “Comunicação digital na era da sustentabilidade”, com o jornalista Daniel Augustin Pereira, que atua na Coordenadoria de Jornalismo do IFSC desde 2008, onde é responsável por atividades de comunicação em meio digital. Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, o jornal espera receber no futuro contribuições do alunos de Ensino Médio das demais escolas de Gaspar, da Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi) e de outros câmpus do IFSC.

Itajaí

itajaiNo dia 5 de junho, o Câmpus Itajaí promoveu uma atividade para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 40 pessoas, entre servidores e alunos do câmpus, acompanharam a apresentação “As Baleias”, realizada pelos alunos do sétimo ano da Escola Básica Avelino Werner, de Itajaí, que participam do projeto de extensão “Aprendendo com o Mar”.

O projeto “Aprendendo com o Mar” é realizado em parceria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI) e tem como objetivo levar a educação ambiental a alunos da rede municipal de ensino. Utilizando vídeos, fotos, mapas, cartazes e amostras de organismos, os alunos explicaram sobre as várias espécies de baleias que existem, seu comportamento, curiosidades e a importância da conservação destes animais e de seu habitat. Para finalizar, fizeram perguntas ao público sobre o tema, distribuindo brindes, e apresentaram um vídeo trazendo mensagens sobre o Meio Ambiente.

itajai2Segundo a professora e coordenadora do projeto, Renata Acauan, a atividade permitiu que o aprendizado construído durante as ações do projeto pudesse ser multiplicado. “Por iniciativa deles, os alunos que já apresentaram o trabalho na sua escola para diversas turmas e agora aqui no IFSC. Observamos que, além de aprender com o mar, também podemos aprender com as crianças”, observa.

Confira mais imagens da Semana do Meio Ambiente do IFSC no Facebook.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.