Pró-reitor da Prodin palestra para alunos do mestrado em Administração Universitária da UFSC

12. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do IFSC, Andrei Zwetsch Cavalheiro, palestrou no dia 5 de junho para os alunos do mestrado em Administração Universitária da UFSC. Na palestra, que fez parte da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior, Andrei falou sobre o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC para o período de 2014 a 2018.

O pró-reitor explicou aos mestrandos os conceitos técnicos, componentes obrigatórios do documento – que pode ser considerado um “macro-planejamento” da instituição – e os desafios e inovações das metodologias adotadas no IFSC e em outras instituições públicas de ensino. O PDI tem vigência de cinco anos e trata-se de um documento da instituição e não da gestão, pois ultrapassa o mandato do reitor, sendo discutido e elaborado por todos os servidores dos câmpus e da Reitoria, por meio de seminários e comissões.

Andrei ressaltou ainda a necessidade de a alta gestão estar comprometida com a elaboração e execução do PDI e, principalmente, de todos os servidores conhecerem e entenderem a importância do documento. “Somos uma instituição multicampi, com 21 câmpus e a Reitoria, distribuídos em 19 cidades de Santa Catarina. É preciso que tenhamos claras as diretrizes administrativas e pedagógicas da instituição para que sejamos igualmente eficientes na aplicação dos recursos públicos e atendamos, com qualidade, ao nosso objetivo institucional, que é ofertar educação pública, gratuita e de excelência” disse.

Para encerrar, o pró-reitor resumiu que é necessário alinhar as políticas de planejamento e execução orçamentária e esse tem sido o grande desafio da atual gestão. “O PDI contém, dentre outros aspectos, diretrizes e objetivos de cursos a serem implementados em cada câmpus e políticas de gestão administrativa e pedagógica que definem a identidade e a missão da instituição. Além disso, é necessário ter-se em mente que uma instituição sem planejamento efetivo está fadada ao insucesso”, afirma.

Com informações do site da UFSC

Tags: