Servidores do IFSC participam de encontro nacional de apoio à economia solidária

14. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

servidores_encontroDe 11 a 13 de junho, servidores do IFSC participaram do Encontro Nacional de Incubadoras e Programas/Projetos Universitários de Apoio à Economia Solidária, realizado em Luziânia, Goiás. Os objetivos do encontro foram debater e elaborar proposições sobre as políticas de economia solidária e de desenvolvimento científico e tecnológico e o papel das instituições de ensino para a promoção de um processo de desenvolvimento nacional sustentável e solidário.

Participaram cerca de 30 representantes de empreendimentos solidários de todo o país. Dos Institutos Federais, estiveram presentes IFSC, IFBA, IFPA, IFMS, IFNMG, IFRN, IFSUL, IFES, IFRJ, IFSP, além de diversas outras Instituições de Ensino Superior do Brasil. Do IFSC, participaram os servidores Cherilo Dalbosco (Câmpus São Miguel do Oeste), Ivandro Bonetti (Câmpus Joinville), Jefferson Treml (Câmpus Canoinhas), Ricardo Zanchet (Câmpus Xanxerê), Thais Esteves (Câmpus Lages) e o coordenador institucional de Articulação de Políticas Sociais, Douglas Juliani.

Palestra Prof Paul SingerSegundo o coordenador institucional de Articulação de Políticas Sociais, Douglas Juliani, o ponto alto do encontro foram os debates sobre as políticas de Educação Profissional e Tecnológica de Extensão nos Institutos Federais para fomento a economia solidária. “Estamos certos de que a nossa participação é um marco para o início das ações sistematizadas de economia solidária no IFSC”, declara. Em breve será disponibilizado um relato construído colaborativamente sobre o encontro.

Douglas também ressaltou que foi a pró-reitoria de Extensão e Relações Externas que viabilizou a participação dos servidores do IFSC. “A Proex estrategicamente apoiou a participação, pois acredita na economia solidária como uma alternativa sustentável de geração de renda e inserção no mundo do trabalho da comunidade atendida pelo IFSC, pela demanda de ações de economia solidária já existentes nos câmpus e pela sinergia da equipe de servidores que participaram do evento”, finaliza.

Tags: