Exposições estão abertas à visitação no Câmpus Lages

18. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

140613_emeb_madalena12O Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com duas exposições abertas à visitação: o Espaço Ciência e a exposição Cidades Invisíveis. O objetivo dos projetos é promover a prática e a interação entre os alunos. As visitações são gratuitas e estão abertas a comunidade. O Espaço Ciência tem estrutura fixa no câmpus e a exposição fotográfica ficará disponível até 30 de junho.

O Espaço Ciência está sendo desenvolvido desde o ano passado com o aporte de recursos do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSC (Aproex). De acordo com a professora responsável pelo projeto, Luciane Costa de Oliveira, o objetivo é manter em exposição o maior número possível de exemplares de várias espécies da fauna e flora regional. “Com o acervo, iremos estudar as principais características do nosso ecossistema dentro das suas especificidades”, conta Luciana.

140613_melvin_jones11Dividido em duas área temáticas, o Espaço conta com o Insetário Bicho Pau, uma coleção de insetos organizada pelos alunos do curso técnico concomitante de Agroecologia e o Herbário Didático Folha Seca, que reúne plantas da flora regional. Para facilitar a preservação do material, as plantas foram desidratadas, prensadas e condicionadas entre folhas de papel. Durante a visita, os participantes poderão observar em detalhes a anatomia das diferentes espécies através de microscópios, sob a supervisão de um professor.

120613_cidade_invisivel_02Já a exposição Cidades Invisíveis é resultado do trabalho artístico desenvolvido por diversos profissionais liberais. Com 22 fotografias, o acervo traz imagens de lugares comuns sob o olhar diferenciado dos artistas.

Segundo o coordenador da exposição, o fotógrafo Álvaro de Azevedo Dias, os participantes registraram suas imagens em locais desconhecidos da cidade. “A proposta era fazer com que retratassem esses lugares e detalhes da arquitetura local, que por conta da rotina diária passam despercebidos às pessoas”, diz o fotógrafo.