Projeto de extensão promove atividades voltadas a alunos de Criciúma

18. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

Tênis de mesaUm projeto de extensão do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoverá atividades de Física e de Educação Física direcionadas a estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares da cidade. As inscrições são gratuitas e serão aceitas até completarem as 30 vagas de cada turma. As atividades acontecem nos dias 24 e 26 de junho e 1º e 3 de julho.

Na área da Educação Física será realizada a atividade Ponto a Ponto – Xadrez e Tênis de Mesa para todos. A prática esportiva realizada será o tênis de mesa, que acontece das 13h30 às 15h. Os alunos irão aprender a história do esporte, regras e fundamentos básicos para a prática. Em paralelo ao tênis de mesa, terá o exercício do xadrez com uma única turma.

reuniao_mulheres_mil2De acordo com o professor de Educação Física, Kenji Fuke, as atividades irão ajudar os alunos a desenvolver características fundamentais para a prática de exercícios. “O objetivo das atividades de Educação Física é ensinar as modalidades desenvolvendo nos alunos características importantes, como: o raciocínio, memorização, criatividades, leitura de jogo, condicionamento físico e motor e bem estar físico e mental, além de promover a inclusão social e construção de cidadania”, relata Kenji.

Já na proposta de Física – A Física em ação… e reação – que ocorrerá das 15h às 17h30, os estudantes irão conhecer o laboratório e assistir demonstrações de atividades experimentais. Além disso, poderão construir foguetes com garrafas PET, baratas elétricas, motores eletromagnéticos e pilhas.

físicaSegundo o professor de Física, Vinicius Jacques, esta prática tem como objetivo despertar o interesse e aproximar as pessoas da Física. “Iremos realizar a divulgação científica por meio de atividades experimentais interativas, lúdicas e alternativas. Buscando aproximar a comunidade externa do IFSC do conhecimento científico para despertar a curiosidade e o gosto pela Física. Além de incentivar os estudantes a tomarem contato com conceitos importantes e complexos da Física, popularizando os seus conceitos”, conta Vinicius.

Além destas quatro datas, mais seis encontros com uma única turma serão realizados para a prática do xadrez. A inscrição deve ser feita na secretaria Câmpus Criciúma (rodovia SC 443, km 01 , n° 845, bairro Vila Rica). O estudante deve levar um documento oficial com foto. Informações pelo telefone (48) 3462-5000 ou no e-mail dos coordenadores: vinicius.jacques@ifsc.edu.br e kenji.fuke@ifsc.edu.br.