Chefes de Administração debatem uso dos recursos financeiros de 2013 e 2014 no IFSC

21. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

SONY DSCNesta quinta-feira (20), cerca de 25 chefes de Administração dos câmpus estiveram reunidos na reitoria para debater sobre a situação atual da execução orçamentária do IFSC e para planejar a elaboração do orçamento 2014. Além dos representantes dos câmpus, participaram do encontro a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a pró-reitora de Administração (PRA), Elisa Flemming Luz, o diretor de Administração, Érico de Ávila Madruga, e membros da PRA.

Durante a reunião, a reitora do IFSC destacou a importância do esforço dos câmpus para executar o orçamento programado para 2013. “Na medida em que a execução for alcançada, será possível liberar novas parcelas do orçamento previsto para este ano”, disse. Maria Clara apontou ainda que os valores investidos na expansão não têm saído dos recursos destinados aos câmpus. “As obras pagas com orçamento dos câmpus são aquelas executadas no próprio câmpus”, enfatizou.

Para a reitora, é fundamental que o IFSC alcance, como um todo, uma boa execução orçamentária em 2013 para facilitar a obtenção de mais recursos no próximo ano. Entre os fatores ligados ao incremento dos recursos orçamentários para 2014 estão a execução do orçamento previsto para este ano e, ainda, os resultados obtidos com os programas Pronatec e Mulheres Mil.

Sobre a vinculação aos programas, Maria Clara afirmou que têm questionado essa vinculação junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “Não está claro, ainda, como vai ocorrer essa vinculação do orçamento aos programas, mas temos mostrado para a Setec que estamos obtendo excelentes resultados junto ao Mulheres Mil e nos esforçando para executar o Pronatec da melhor forma possível”, afirmou.

Sobre o orçamento de 2014, a reitora do IFSC informou que o seu valor será conhecido na próxima reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), marcada para os dias 3 e 4 de julho. “Nesta data serão apresentados os valores que farão parte da ‘Matriz Conif’ para 2014”, disse.

Outros assuntos

Além do orçamento, outras questões foram tratadas durante o encontro. Uma delas foi a execução orçamentária do Pronatec, que deve estar alinhada entre os coordenadores do programa e os chefes de Administração. Outro tema abordado foi a formação de gestores, quando foi apresentado o resultado de uma pesquisa feita com os chefes de Administração sobre as necessidades de capacitações.

SONY DSCO diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, apresentou o sistema da UFRN e o cronograma de implantação no IFSC, ressaltando que os chefes de Administração serão fundamentais o sucesso dessa implantação. Emerson ressaltou também que qualquer servidor do IFSC já pode acessar o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para conhecê-lo e já se habituar a ele.

Outro tema abordado foi a utilização dos cartões de pagamento do Governo Federal, os chamados cartões corporativos, que devem ser utilizados apenas em situações emergenciais. “Apresentamos os gastos e alguns câmpus estão utilizando valores acima do recomendado. Nosso objetivo não é proibir e sim garantir a qualidade do uso do dinheiro”, conta o diretor de Administração do IFSC, Érico de Ávila Madruga.

Um dos encaminhamentos da reunião foi a criação de um grupo de trabalho (GT) que irá elaborar uma proposta de metodologia para o pagamento de diárias e passagens por meio do IFSC Rede. O GT têm 30 dias para encaminhar a proposta ao grupo de trabalho IFSC Rede do Conselho Superior.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.