Câmpus Lages implantará ponto para coleta de óleo de cozinha

27. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

250613_reuniao_oleos01No próximo semestre, o Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) implantará um projeto para coleta de óleo de cozinha. Com apoio do Programa Institucional de Apoio a Pequenos Projetos de Extensão (Aproex), o projeto “De Óleos Bem Abertos” tem como objetivo realizar a coleta e o armazenamento do óleo de cozinha para a destinação correta.

O projeto foi uma iniciativa das professoras Luciane Costa Oliveira e Marília Scopel Andriguetti, do técnico agrícola Fábio Junior Nunes e da bolsista Janaína Muniz de Melo Baldissera. Será construído no câmpus um Posto de Entrega Voluntária (PEV), para que os alunos e servidores possam depositar o produto. Quinzenalmente, o óleo será destinado a uma empresa de Otacílio Costa, a Duramais, que produz sabão e biodiesel a partir do óleo.

De acordo com o técnico agrícola Fábio Nunes, o projeto trará benefícios para a população e para o IFSC. “Com o projeto em funcionamento, em breve será possível também produzirmos biodiesel a partir do óleo para abastecer o trator do câmpus”, conta o professor.

Em retribuição ao óleo de cozinha arrecadado no IFSC, o câmpus receberá material escolar, de lazer ou esportivo. Os alunos serão os responsáveis por definir qual a necessidade de material. Para que esta ação seja feita, o câmpus visa incentivar a formação de um grêmio estudantil, para que essa administração seja feita de forma organizada.